Cespe UnB – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova





Confira aqui mais detalhes sobre o Cespe UnB e as provas da banca.

No Brasil existem muitos órgãos públicos e de tempos em tempos essas organizações necessitam fazer concursos públicos para a nomeação de novos empregados, para aumentar ou renovar o quadro de funcionários. Esses órgãos, então, contratam empresas especializadas em fazer e aplicar as provas, que servem de processo seletivo para os concursos públicos. E uma dessas instituições é a Cespe UnB, que está a muitos anos neste mercado e é muito conhecida. Conheça agora um pouco mais sobre a Cespe UnB e o estilo de suas provas.

Inaugurada em meados dos anos 70, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, o Cespe/UnB, é uma banca organizadora de concursos públicos, ligada a Universidade de Brasília, a UnB. Inicialmente, o centro era responsável pelas provas da faculdade do Distrito Federal, depois de alguns anos e devido a seu sucesso, o Cespe/UnB passou a elaborar para outras instituições. Com quase meio século de existência, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos se tornou referência como banca para concurso público. Muitas outras bancas se espelham na metodologia usada pelo Cespe/UnB na elaboração, montagem e aplicação de suas provas. Além de cobrar os conteúdos de forma geral e específica, o Cespe/UnB ainda coloca em suas questões assuntos atuais fazendo uma interligação entre o conteúdo e a atualidade.




As provas elaboradas e aplicadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, em sua maioria, são de múltipla escola, com cerca de cinco alternativas (A, B, C, D, E). Dessas cinco alternativas, quatro são verdadeiras e uma falsa. O que diferencia a verdadeira das falsas, em muitos casos, é uma palavra, elas são muito semelhantes, por isso, é de externa importância ler com muita calma e primeiro analisar uma por uma e achar o erro. Após isso, você já vai ter uma noção do caminho correto e é o momento para você comprar as alternativas entre si. Uma primeira, caso você esteja se preparando para um concurso público no qual a banca organizadora seja o Cespe/UnB, é ao invés de começar com os textos da pergunta, que muitas vezes são longos, comece lendo de cara a pergunta para saber o que querem, aí depois leia as alternativas e se precisar volte ao texto. Você ganhará muito mais tempo.

Outras dicas para se fazer uma prova tranqüila são: nos dias que antecedem a prova, durma bem, coma bem, se exercite e duma cedo um dia antes. Quando mais preparado fisicamente você estiver, melhor você vai se sair, pois, suportará as horas de provas. Uma outra dica é mesmo que você esteja se preparando para uma prova, como para um concurso para advogado, faça também provas elaboradas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos de outras áreas como a jurídica, ou pelo menos leia as questões, assim você terá um domínio ainda maior da metodologia que o Cespe/UnB usa em suas provas.


Já para o dia da prova, chegue ao local com antecedência e todos os seus pertences. Siga um critério para fazer cada pergunta. O primeiro é: calcular um tempo para se dedicar a cada questão, se você perceber que o tempo está passando e não consegue nenhuma solução, mude para a próxima. O segundo é: as perguntas que envolvem conta, o interessante é que você as resolva primeiro. Com a cabeça mais fresca, a chance de você errar uma operação numérica é bem menor. A terceira é: resolva as questões dos conteúdos que você domina e sabe. Ao final da prova volte as questões que não foram resolvidas. Mesmo que você não consiga achar uma resposta em definitivo, evite chutar qualquer uma, tente achar uma lógica para a sua resposta.

Isabela castro.

Comentários