Concurso Adapar PR 2019 – Edital com 80 Vagas





Confira aqui mais detalhes sobre o novo concurso público da Adapar PR. Vagas serão para Veterinário e Técnico de Agropecuária.

Novo concurso público de grande proporção está próximo de ser definitivamente publicado. Trata-se do certame da Adapar, no Estado do Paraná. Segundo o que foi consultado, o documento de edital estará disponibilizando em torno de 80 postos de trabalho efetivos.

Deste modo, todos estão aguardando que este edital, o qual abrirá o concurso para cargos na Adapar, seja definitivamente publicado até o final deste mesmo ano de 2019. Serão ofertadas duas carreiras nesse certame.




Segundo a imprensa do Estado, o governador recebeu a solicitação de processo seletivo e autorizou a sua realização, no sentido de prover mais 80 vagas para o órgão da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná. Até aqui está tudo acertado definitivamente.

O passo seguinte, a partir de hoje, será a definição e devida contratação da instituição que atuará como banca organizadora nesse evento. De acordo com a própria assessoria do governo do Estado, essa contratação será efetivada nas semanas vindouras, ou seja, provavelmente antes de novembro.


Sobre os cargos e as vagas, seguem as informações:

Deste conjunto de cargos, 30 postos serão destinados a cargos na função de médico veterinário, sendo os demais 50 postos destinados a cargos na função de técnico no departamento de agropecuária.

Este conjunto de vagas está destinado aos candidatos que possuam diploma de nível médio ou de nível superior, conforme o cargo a ser ocupado. Este é um dos certames mais aguardados no Estado do Paraná, desde o começo deste ano. Embora a quantidade de cargos não seja tão elevada, estes são cargos muito cobiçados.

O histórico do anterior Concurso da Adapar registra o seguinte:

Realizado no ano de 2014, consistiu no primeiro certame da Adapar que disponibilizou em torno de 200 vagas, das quais 93 foram destinadas à função de assistente em fiscalização para a defesa agropecuária, sendo as demais 107 destinadas à função de fiscal na defesa da agropecuária.

Para o cargo de assistente a exigência abrangeu as seguintes especialidades: posse de diploma de curso técnico, ao passo que a função no setor fiscal se destinou aos candidatos que possuíssem formação superior.

Todos os concorrentes passaram por diversas fases, dentro do itinerário daquele certame, sendo o seguinte: iniciou com a prova objetiva, a qual consistiu em um caderno contendo questões em múltipla escolha, seguida da fase da avaliação médica sobre cada candidato selecionado.

Os testes objetivos foram ministrados nas cidades de Cascavel; na Capital Curitiba e em Londrina.

O nosso site está acompanhando cada passo da estruturação deste novo certame, para cargos na Adapar, e estará publicando atualizações assim que elas sejam divulgadas.

É importante saber sobre a estrutura da prova anterior, aplicada para concurso Adapar, no Estado do Paraná: neste caso, os especialistas estão liberando ao público leitor os arquivos das provas anteriores, para a função de FISCAL, que exigiu formação em nível médio e em nível superior. Também foram liberados os gabaritos para a devida consulta.

Ainda há, além da contratação da banca organizadora, alguns “ajustes”, por assim dizer, necessários ao fechamento do documento de edital.

Sumarizando:

Este é o novo certame público que proverá cargos no órgão da Adapar/PR (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná), com edital que promete disponibilização de 80 postos efetivos. O próximo passo está na definição da banca organizadora e a expectativa é a de que o documento do edital seja definitivamente publicado até o final deste ano, de 2019. Serão preenchidas vagas em duas carreiras.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários