Concurso Adapar PR 2019 – Previsão de Edital





Nova seleção deverá ofertar 80 vagas de nível médio e superior.

Um novo concurso público está em fase de estruturação, nesse segundo semestre de 2019. Trata-se da divulgação de autorização da anterior solicitação para a realização do segundo certame público que proverá cargos efetivos no setor da Adapar, ou Agência de Defesa em Agropecuária do Estado do Paraná, cuja responsabilidade pelas verbas a serem liberadas é do novo governador. O projeto prevê em torno de 6.000 postos efetivos, destinados a lotação em setores diversos.

As autoridades responsáveis pela formação desse processo de seleção sugeriram cerca de 90 postos efetivos, em maior conformidade com o quadro desta agência, entretanto, foi concedido um aval para um máximo de 80 postos efetivos.




A distribuição das vagas anunciadas se dará da seguinte maneira:

Serão 30 cargos para a carreira de médico veterinário e os demais 50 cargos destinados ao setor de técnico no ramo de agropecuária. Este conjunto de vagas abrange pessoas que possuam formação acadêmica em dois níveis: Médio e Superior.


Todas as pessoas interessadas deverão aguardar mais atualizações, dado que o documento de edital e todo o itinerário de atividades passam por formulação no governo do Estado, sendo necessário definir os seguintes itens:

A comissão de servidores que vai reger o processo; a instituição que atuará como banca organizadora e o necessário cronograma contendo as datas precisas de cada atividade, desde o lançamento do documento de edital e até as demais etapas do processo seletivo.

De acordo com as autoridades diretamente envolvidas nesse certame, existe a esperança de que este mesmo concurso, para provimento de cargos na Adapar, esteja com o edital oficialmente pronto, com prazo de tolerância até os dois últimos meses deste ano de 2019. Vale a pena aguardar.

O histórico do anterior certame, para cargos no Agência de Defesa em Agropecuária do Estado do Paraná, registra a seguinte:

Realizado no ano de 2014, o evento consistiu no primeiro processo de seleção promovido pela Adapar, dispondo, naquela ocasião, 200 postos efetivos, dos quais 93 estavam previamente reservados ao cargo na função de assistente de fiscalização e da defesa em agropecuária, sendo os demais 107 postos reservados para o cargo de fiscal da defesa em agropecuária.

Com relação ao cargo de assistente, foram contempladas algumas áreas específicas, cuja exigência abrange formação em curso técnico, ao passo que para a função na área de fiscal estavam reservados vagas para os candidatos portadores de graduação superior.

Todos os candidatos que participaram passaram pelas seguintes fases:

Iniciou com o caderno de prova objetiva contendo questões em múltipla escolha; seguida da necessária avaliação médica. Aquele mesmo teste objetivo foi realizado no município de Cascavel; na Capital do Estado, Curitiba e na cidade de Londrina.

Os futuros candidatos poderão utilizar todo o material ministrado no concurso anterior, da Agência de Defesa em Agropecuária do Estado do Paraná.

Todas as pessoas interessadas precisam manter-se atualizadas. Portanto, todas as pessoas que desejam participar deste novo concurso público deverão manter-se atentas aos próximos passos, embora ainda hajam muitos detalhes a serem acertados, a previsão de publicação do edital é para o fim deste ano. O andamento da estruturação deste certame será constantemente noticiado em nosso site.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários