Concurso Aeronáutica 2020 – Curso e Estágio de Adaptação do CIAAR





Certame oferta 150 vagas de nível superior. Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro de 2020.

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) anunciou seis novos editais para oficiais de nível superior, para homens e mulheres, de âmbito nacional, nas seguintes áreas: Admissão ao Curso de adaptação de Médicos (EA CAMAR 2021), Admissão ao Curso de adaptação de Dentistas (EA CADAR 2021), Admissão ao Curso de adaptação de Farmacêuticos (EA CAFAR 2021), Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EA EAOEAR 2021), Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EA EAOAP 2021) e Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EA EIAC 2021).

As inscrições já estão abertas e permanecerão até às 15h do dia 27 de fevereiro de 2020. Basta acessar o site das Forças Aéreas Brasileiras (www.fab.mil.br/ciaar) para se inscrever e consultar as condições e procedimentos, de acordo com a sua formação acadêmica. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00. Lembrando que o candidato poderá solicitar a isenção dessa taxa, conforme calendário divulgado em cada edital. A prova escrita será realizada no dia 17 de maio de 2020. Uma excelente oportunidade para você que almeja ser um funcionário público e quer garantir estabilidade para os próximos anos. Comece já a sua preparação! Abaixo compilamos as principais informações acerca do certame.




Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, distribuídas das seguintes formas: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (1); Dentística (2); Implatodontia (1); Odontogeriatria (1); Ortodontia (2); Prótese Dentária (1); Periodontia (2); Administração (2); Análise de Sistemas (1); Enfermagem (1); Fisioterapia (1); Jornalismo (1); Pedagogia (1); Psicologia (1); Serviços Jurídicos (2); Engenharia Civil (4); Engenharia da Computação (4); Engenharia Eletrônica (2); Engenharia Elétrica (3); Engenharia Mecânica (4); Engenharia Química (1); Engenharia de Telecomunicações (2); Sacerdote Católico Apostólico Romano (4); Anestesiologia (8); Anatomia Patológica (2); Cancerologia (4); Cardiologia (4); Cirurgia Cabeça e Pescoço (1); Cirurgia Geral (3); Clínica Médica (5); Cirurgia Pediátrica (1); Cirurgia Vascular Periférica (3); Dermatologia (1); Endocrinologia (2); Gastroenterologia (3); Geriatria (1); Ginecologia e Obstetrícia (5); Hematologia (4); Hemoterapia (1); Infectologia (2); Medicina Intensiva (2); Medicina de Família e de Comunidade (16); Medicina do Trabalho (3); Nefrologia (2); Neurologia (3); Otorrinolaringologia (6); Ortopedia (1); Pediatria (3); Pneumologia (3); Psiquiatria (6); Radiologia (4); Reumatologia (1); Urologia (2); Farmácia Bioquímica (1) e Farmácia Hospitalar (3).

É importante ficar atento ao edital, pois para cada cargo oferecido, há restrição de idade. Os candidatos que participarão das vagas destinadas para farmacêuticos, dentistas, médicos e engenheiros, não podem atingir 36 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2021 e os oficiais para as vagas de apoio devem possuir no mínimo 18 e no máximo 32 anos de idade até 31 de dezembro de 2021. Para o cargo de capelão não pode ter menos de 30 nem completar 41 anos de idade no ano da matrícula.


O processo seletivo é extenso e consiste na aplicação das seguintes etapas: Prova Escrita, Verificação de Dados Biográficos e Profissionais, Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar, Validação Documental, Avaliação do Ordinariado Militar do Brasil e Prova Prático-Oral, conforme cada edital.

O candidato aprovado em todas as fases dentro do quantitativo de vagas, fará o curso de formação na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais, por aproximadamente 4 meses, que iniciará no ano de 2021. Ao finalizar o curso com aproveitamento, o aluno será progredido ao posto de primeiro-tenente para todos os cargos, ressalvado o de capelão, que será segundo-tenente.

De acordo com o site da Aeronáutica, qualquer dúvida em relação aos Exames de Admissão e Seleção, o candidato poderá utilizar como meio de comunicação o e-mail (sac.ciaar@gmail.com) ou WhatsApp (31) 99618-6983, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, sendo o telefone apenas para mensagens.

Carla de Oliveira Pinho Cardoso

Comentários