Concurso AL-CE 2020 – Previsão de Edital





Banca Organizadora do Concurso deve ser definida nos próximos dias.

Novo certame público, de alta proporção, está próximo de ter o edital definitivamente publicado.

Trata-se do próximo concurso da AL-CE, que proverá cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Entretanto, esse processo seletivo ainda segue nem fase de estruturação.




Assim que a comissão organizadora foi formada, no dia primeiro deste mês de novembro, a próxima fase, nesse trâmite, será a determinação da instituição que atuará como banca organizadora. Isso deve ocorrer em breve. Conforme o que foi declarado pelo próprio presidente daquela casa, este processo de seleção constitui uma importante parte do pacote que promove a reorganização e a modernização daquela mesma casa.

Foi observado que este próximo certame será uma importante parte deste projeto de resolução 14 – 19, que é da autoria dos membros da mesa diretora, a qual trata, entre outras, da criação de novos cargos comissionados. Portanto, novos dados e atualizações serão em breve confirmados.


A meta deste próximo processo seletivo está no preenchimento de 100 postos efetivos, dos quais 30 vagas estão reservadas para os cargos cuja exigência é de formação escolar em ensino médio, e mais 70 vagas para cargos que exigem formação de nível superior.

Os valores dos vencimentos iniciais estão variando entre os valores de 2.200 a 4.500 reais.

A mesma presidência fez adiantar, também, que este mesmo processo de seleção abrangerá em torno de 16 campos de conhecimento, os quais incluem os seguintes setores: Na área de direito; na área de economia; na área de administração; na área de contabilidade; na área de tecnologia da informação; na área de jornalismo; na área de publicidade; na área de engenharia civil; na área de arquitetura e na área de letras.

De acordo com o que foi declarado pela secretaria do governo do Estado do Ceará, todo esse processo seletivo foi rigorosamente elaborado, considerando que todo concurso público sempre causa uma intensa repercussão sobre a vida do Tesouro Estadual. Deste modo, todo servidor público que passa com sucesso pelo estágio probatório terá seus direitos garantidos e essa fase tem grande repercussão na própria Previdência. Todo esse processo é efetuado sob muita responsabilidade, já que mexe com o dinheiro público, com o dinheiro do contribuinte.

As mesmas autoridades haviam antecipado que este próximo certame contará com muitas oportunidades, sobretudo na área de direito. O órgão da Assembleia se subdivide em órgãos como o da Procuradoria e da Consultoria. Outros setores a serem lotados são os de economia; setor de administração; setor de contabilidade; setor de tecnologia da informação; setor de jornalismo; setor de publicidade; de engenharia civil; no de arquitetura e no setor de ensino de língua portuguesa.

O histórico do anterior concurso, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizado no ano de 2012, registrou a disponibilização de 63 postos efetivos, sendo todos os cargos destinados à função de analista legislativo, cuja exigência foi de graduação ao nível superior.

Junto às vagas de preenchimento imediato, aquele mesmo concurso promoveu a formação do chamado cadastro reserva de pessoas. Naquela ocasião, a função de banca organizadora ficou nas mãos da instituição Cebraspe.

O itinerário daquele processo de seleção foi o seguinte: foram ministradas as provas objetivas, as provas discursivas e a necessária análise sobre títulos (para quem optasse por cargos de nível superior). A fase de prova objetiva consistiu na aplicação de um caderno contendo 120 questões, das quais 50 versando sobre os conhecimentos básicos e as demais 70 versando sobre os necessários conhecimentos específicos.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários