Concurso Assembléia Legislativa do Espírito Santo 2020 – Novo Edital





Certame deve contar com 200 oportunidades para diversos cargos.

Um novo concurso está próximo de ter edital definitivamente publicado, ainda nesse primeiro semestre de 2020.

Trata-se do próximo certame público que proverá cargos no órgão da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, o qual já havia sido anunciado no final do ano passado, 2019, por meio da presidência da casa. Da solicitação à autorização, é necessário, a partir de agora, a definição do edital. Este é o concurso para provimento de cargos na Ales.




Recentemente, por meio da assessoria de imprensa do órgão, foi divulgada nota sobre o processo de trâmite do certame, sendo necessário, ainda definir o critério dos gestores da ALES, no sentido de estabelecer o número de postos efetivos a serem disponibilizados nesse processo seletivo, quais serão os cargos a serem preenchidos e em quais funções.

Deste modo já está sendo formada a comissão organizadora que irá reger toda a estrutura do documento de edital, além de se definir a instituição que atuará como banca organizadora do concurso. Mesmo assim, alguns membros da comissão, junto à presidência da assembléia, fizeram confirmar que serão disponibilizados em torno de 100 postos efetivos para os quadros funcionas do órgão, para as mais diversas funções. Entretanto, até o presente momento, não foram confirmadas possibilidades de carreiras, embora seja possível eu hajam carreiras a serem preenchidas ao longo do tempo.


Serão cobrados dois graus acadêmicos, ou seja, formação em ensino médio e em ensino superior. A estrutura total do quadro de servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo é a seguinte: cargo de técnico; cargo de analista; cargo de taquígrafo; cargo de consultor é no cargo de procurador.

Sobre o histórico do anterior concurso realizado para provimento de cargos na ALES, seguem as informações:

Naquela ocasião, ano de 2011, foram disponibilizados cargos para uma série de funções específicas, abrangendo as seguintes:

Na função de procurador; na função de analista em comunicação social; na função de taquígrafo parlamentar apanhador; na função de técnico em comunicação social; na função de técnico no setor de tecnologia da informação e de técnico legislativo sênior; na função de nas áreas de biblioteca; na função de arquivo; na função de almoxarifado; na função de patrimônio; na função de protocolo; na função de serviços gerais; na função de sonorização; na função de secretária legislativa e de secretária administrativa.

Os vencimentos, atualmente, são os seguintes: no valor de 2.498 reais para a função de técnico legislativo júnior; no valor de 3.673 reais para a função de técnico em comunicação social e na função de técnico em tecnologia de informação e de técnico legislativo sênior; no valor de 5.318 reais para a função de analista de comunicação social e de taquígrafo parlamentar; no valor de 10.389 reais para a função de consultor e no valor de 11.855 reais para a função de procurador.

Naquele evento, a função de banca organizadora do certame Ales fico sob a responsabilidade da instituição Cespe/UnB. O que, muito provavelmente, se repetirá neste novo certame.

Sumarizando:

Novo certame público para provimento de cargos na Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo; a quantidade precisa de postos efetivos ainda não foi definida; os cargos também não; as vagas serão lotadas no Estado do Espírito Santo.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários