Concurso Brigada Militar RS 2020 – Vagas Abertas





A Brigada Militar do Rio Grande do Sul recebe inscrições para seu novo Concurso Público 2020.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul está com vagas abertas. Conheça a trajetória da Brigada que já algum tempo honra o país com seu trabalho de excelência. Se você quer trabalhar na Brigada que sempre esteve comprometido não só Brasil, como também para o desenvolvimento em todos os âmbitos do país. Não perca este momento! Confira aqui as principais informações sobre o edital e também os caminhos para fazer a sua candidatar.

Brigada Militar:

A Brigada Militar é uma potência de segurança pública que, não só tem a função de grande esforço de policiamento ostensivo, como também preservação da ordem pública no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.




A criação da Brigada, oficialmente é considerada em 18 de novembro de 1837, naquele período era mais conhecido como Força Policial, mas alguns comemoraram o dia também em outra data, que é 1982. No mesmo ano, o Fernando Abbiott, que na época era Presidente do Estado do Rio Grande Do Sul interinamente, oficializou a criação da Brigada Militar.

A Brigada militar esteve presente em diversos conflitos comas de: 1893 a 1895 (Revolução Federalista), 1923 (Revolução Assisista), 1924 (em São Paulo), 1926 (em Santa Catarina e Paraná), 1930 e 1932 (no Rio Grande do Sul e em São Paulo). Este grande momento de inúmeras atuações é conhecido como “exército estadual”, no qual a instituição possuía grande aparato bélico e alguns diziam muito mais superior ao exército. Em 1936, houve um processo de reorganização nas polícias militares, onde a lei nº 192 queria iniciar o processo de desarmamento.


Além disso, a Brigada participou de acontecimentos que marcaram a história do Brasil, feitos como: Estado Novo em 1937, legalidade de 1961 e Golpe Militar de 1964. E ainda, foi elaborado um Serviço de Aviação da Brigada em 31 de maio de 1923, logo após foi extinto. A consequência disso, foi arquitetada uma pista de pouso na qual atualmente é conhecida como o Aeroporto Salgado Filho em Porto alegre.

As ocupações profissionais exercidas pelos policias eram de responsabilidade do Estado, sendo que a Guarda Civil e de trânsito tiveram a função de assegurar a Capital, já a Brigada Militar comprometeu-se com interior. Isto estava previsto na Constituição Estadual daquele período.

Informações:

Para se inscrever, primeiramente, é necessário entrar no endereço eletrônico www.brigadamilitar.rs.gov.com.br. Para que está interessado por meio desse site é possível obter informações sobre como se inscrever e também das taxas de taxas de inscrição, os requisitos e etc.

E ainda, o processo seletivo possui três fases, que são elas: inicial, intermediário e final. Sendo que na fase inicial o exame de saúde, exame de aptidão e avaliação psicológica são eliminatórias, somente a prova de título (que são mestrado, doutorado, pós-graduação lato sensu e trabalhos científicos publicados) contém um caráter classificatório, pois quanto mais qualificações o profissional tiver em seu currículo, maior são suas chances de conseguir o emprego.

Logo, o candidato ainda terá que enfrentar uma entrevista técnica para avaliar o seu desempenho. Feito isso, se houver empate entres os pretendentes a vaga. Os desempates entre as categorias ocorreram de formas diferentes, em nível técnico, a solução se encontra por meio de um sorteio pela Loteria Federal. Agora, em nível superior a solução encontrada foi que o candidato que obtiver a nota maior na entrevista técnica e na prova de títulos, consegue o cargo. E se persistir o empate, a única forma é por meio da Loteria Federal.

Não perca a oportunidade de emprego! Conheça edital e faça parte dessa equipe. Dessa forma, é de extrema importância ler todas as informações que está no edital e seguir conforme está dito nele, para que assim, o pretendente possa conseguir conquistar o tão almejado cargo!

Por Mateus Aparecido de Faria

Concursos

Comentários