Concurso CGE-AL 2018 – Previsão



Certame deverá contar com 60 vagas para técnico e analista.

Para quem reside no estado de Alagoas e se encontra na expectativa de novas informações sobre o novo concurso público da Controladoria-Geral do Estado, o CGE-AL, as novidades que chegam são bastante animadoras. É que na última terça-feira, dia 26 do mês de setembro, Renan Filho, atual governador do estado de Alagoas, assinou um projeto de lei referente ao novo certame e segundo o documento, serão criadas 60 oportunidades para o quadro de servidores do órgão.

Nesse sentido, o próximo passo é a passagem desse documento pela Assembleia Legislativa de Alagoas, a ALE, onde o projeto de lei deverá ser analisado, de modo que se aprovado pela ALE,o projeto ainda deve passar pelo governador para ser sancionado. A partir de então o órgão poderá seguir com os próximos passos de preparação do novo concurso.



Embora muitas informações sobre o certame ainda sejam extraoficiais, no site do governo do estado de Alagoas as informações dão conta de que as vagas no concurso público da CGE/AL serão para a função de técnico de controle interno e analista de controle interno.

Assim, para concorrer ao cargo de técnico o candidato precisará possuir ensino médio completo. Já para o cargo de analista será preciso possuir formação de nível superior.



Das 60 oportunidades citada no documento enviado a Assembleia, 20 são para o cargo de técnico, as restantes 40 são para o cargo de analista com as seguintes formações:

– Ciências contábeis: 10 vagas;

– Direito: 10 vagas;

– Engenharia civil: 04 vagas;

– Ciências da computação: 3 vagas;

– Outras graduações: 13 vagas.

De acordo com as palavras do governador do estado de Alagoas, Renan Filho, Alagoas será um dos pioneiros estados do país na criação de uma carreira de Estado para o setor de Controladoria-Geral.

Com todos os passos da preparação do novo certame correndo de acordo com o esperado, a expectativa é de que o processo de seleção aconteça no ano de 2018. Contudo para que tudo esteja pronto para o ano que vem, a controladoria-geral de Alagoas enviou uma solicitação a Assembleia Legislativa do estado para que a aprovação do concurso seja realizada em um regime de urgência.

Segundo Clara Bugarim, passados 51 anos da fundação do órgão, que aconteceu no ano de 2013, tendo ele mudado o nome de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral do Estado, finalmente a carreira de quadro que é comissionado passará a ser uma carreira de quadro permanente, o que será muito positivo para o órgão, uma vez que irá permitir que exista um controle interno mais forte , permanente e independente.

Para quem não conhece a Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, a CGE/AL é um órgão que pertence à administração direta que realiza o assessoramento direto ao governador do Estado de Alagoas. O órgão foi criado por meio da lei delegada de número 15, do dia 18 do mês de março do ano de 2003. Nos dias atuais, a sua estrutura é disciplinada pela lei delegada de número 47, criada em 11 do mês de agosto do ano de 2015, que é responsável pela estruturação dos órgãos que pertencem ao Poder Executivo.

A função da Controladoria é atuar na coordenação, execução e avaliação, apoiando e orientando as atividades que fazem parte do controle do Poder Executivo de Alagoas, conforme é determinado no artigo de nº 100 da Constituição Estadual, que fez a instituição do Sistema Integrado de Controle Interno ao Poder Executivo de Alagoas.

Nesse sentido, se você se interessa em realizar o novo concurso da CGE/AL, fique atento a novas informações sobre a sua autorização. Assim que for autorizado e a expectativa para isso é grande, os preparativos seguem e em breve o edital de abertura do concurso deve ser publicado.

Sirlene Montes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *