Concurso CRB-1 2020 – Bibliotecário Fiscal





Seleção contará com 25 vagas. Inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de abril de 2020.

Um novo concurso de grande proporção está oficialmente aberto, nesse início de 2020. Trata-se do novo documento de edital do certame que proverá cargos no CRB-1, ou o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região, cuja meta está no preenchimento de 25 postos efetivos na função de bibliotecário fiscal, a serem lotados na Capital Federal (Brasília).

Deste rol de postos efetivos, o processo de seleção está disponibilizando apenas uma vaga destinada para imediata contratação, permanecendo os demais 24 postos para a chamada formação do cadastro reserva de pessoas. Requisitos: todos os candidatos deverão possuir graduação superior nesta área, e mais a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH na categoria “B”.




Os gestores deste órgão anunciaram mais detalhes sobre os vencimentos, neste caso, no valor 3.500 reais, acrescido do vale alimentação mensal, no valor de 660 reais, totalizando o teto de R$ 4.160. Todos os candidato selecionados e contratados terão direito ao vale transporte. A padrão de expediente está em 40 horas semanais.

Qual o procedimento para se cadastrar inscrição?

O cadastro de inscrição deverá ser efetuado entre os dias 12 do mês de março e o dia 14 do mês de abril de 2020. O procedimento se dará via internet, por meio do site oficial da banca organizadora, no caso, o Instituto Quadrix: http://www.quadrix.org.br. O valor da taxa está estipulado em 60 reais.


Sobre o itinerário do processo seletivo, seguem as informações:

A prova objetiva e a prova discursiva serão ministradas em data marcada para o dia 17 do mês de maio. A prova objetiva consistirá em um bloco contendo em torno de 120 questões de tipo objetivas, ao passo que a prova discursiva (redação) consistirá na elaboração de um texto dentro de um padrão de, no máximo, até 30 linhas.

Sobre o conteúdo programático, seguem as informações:

Serão cobradas as seguintes matérias essenciais: versando em língua portuguesa; versando em informática; versando em matéria de atualidades; versando em legislação e em matéria de ética na administração pública, de direito administrativo e na área de conhecimentos específicos. Não são conteúdos inéditos e sim básicos, acadêmicos, fáceis de serem assimilados.

Sobre o tempo de duração deste concurso público, para nomeações, seguem as informações:

Este processo de seleção terá validade oficial de dois anos, sendo computados a partir da homologação do resultado definitivo. Este mesmo prazo poderá, conforme o critério do CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região), ser prorrogado apenas uma vez, por período equivalente, deixando claro que será, neste caso, para até mais dois anos.

Este é um dos concursos públicos mais aguardados naquela região, dada a demanda pelos serviços de biblioteconomia no Distrito Federal e para a manutenção deste órgão, devido às aposentadorias compulsórias.

Histórico do Instituto Quadrix:

Trata-se de uma importante organização com mais de duas décadas de prestação de serviços neste segmento, fundada no final da década de 1990, ou no final do século XX. Deste modo, o Instituto Quadrix atua constantemente na organização dos mais importantes processos seletivos, em quase todas as regiões do território nacional, abrangendo, sobretudo as seguintes cidades: no município de São Paulo; no município de Rio de Janeiro; no município de Salvador; no município de Porto Alegre; no município de Curitiba; em Brasília e no município de Belo Horizonte, portanto, nos Estado de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e em Minas Gerais, além da Capital Federal.

Vale a pena conferir esta oportunidade, pois um concurso dessa categoria não sai todos os anos. Ainda é tempo de cadastrar-se.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários