Concurso CRO-SP 2020 – Previsão de Edital





Seleção deverá contar com 420 oportunidades de nível médio e superior.

Com 12,6 milhões de desempregados, a porcentagem da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil atualmente sem emprego formal é de 11,8%. Os fatores são muitos, mas ficarmos apenas nas lamentações não ajudará muito, temos que construir nossa própria história, não é mesmo?

Você já pensou em prestar concurso público? Muitas são as vantagens de ser um trabalhador concursado em nosso país, como a estabilidade empregatícia após o período de estágio probatório, regime diferenciado de aposentadoria, licença-prêmio e mais uma série de direitos que os trabalhadores celetistas não têm. Pensando nisso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) se encontra em processo de organização de novo concurso público para a contratação de funcionários que deverá ocorrer muito em breve.




Conheça as vagas previstas para serem oferecidas no certame

A previsão é de que sejam ofertadas 420 vagas, sendo 70 de preenchimento imediato e 350 para formação de cadastro reserva de funcionários. Desses postos, 162 são previstos para cargos de nível médio e 258 para funções que exigem nível superior.

Considerando que o órgão não realiza certames desde o ano de 2015, há uma grande expectativa tanto da parte dos funcionários do órgão, quanto da comunidade concurseira em geral, que aguarda ansiosamente a publicação do edital. Na última terça-feira, 15 de outubro, foi publicado documento em diário oficial que marca para o próximo dia 24 a análise das propostas técnicas das empresas habilitadas para o processo de tomada de preços, iniciado em 23 de agosto. Participam do processo de seleção de banca o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – Idib, a Integri Brasil Projetos e Serviços Ltda EPP, a RBO Serviços Públicos e Projetos Municipais e a Sarmento Concursos Ltda.


Das funções de nível médio previstas, as oportunidades são para o cargo de Auxiliar Administrativo (21 vagas de preenchimento imeditado e 105 de cadastro reserva) e Agente Fiscal (06 imediatas e 30 para cadastro). Já para os postos que exigem ensino superior, a previsão é de que abram cargos de Fiscal (8 de preenchimento imediato e 40 reservas), Analista de Desenvolvimento de Sistemas de Informações (uma imediata e 5 para cadastro), Analista de Infraestrutura e Tecnologia da Informação (uma vaga e 5 para cadastro reserva), Analista de Suporte – Tecnologia da Informação (uma vaga e 5 cadastros), Analista de Recursos Humanos (1 imediata e 5 reservas), Advogado / Procurador Jurídico (5 vagas imediatas e 25 reservas), Analista Jurídico (10 postos imediatos e 50 para cadastro reserva), Assistente de Comunicação (um posto imediato e 5 cadastros reservas), Assistente para Eventos (uma vaga imediata e 5 reservas), Assistente Administrativo (10 vagas imediatas e 50 reservas), Assistente Contábil (1 vaga imediata e 5 reservas), Analista de Licitações e Compras (2 vagas imediatas e 10 reservas) e Analista de Controle Interno (1 vaga imediata e 5 reservas).

Como já dito, a expectativa do certame é grande por vários fatores, como por exemplo, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho de junho deste ano, que tratou do desligamento de funcionários que haviam sido contratados pelo mesmo desde 2001 sem que houvessem passado por concurso público.

No aviso de licitação do órgão para a realização de novo certame, a seleção contará com provas objetivas, avaliação de cunho prático e análise de títulos apresentados.

Veja as matérias que caíram no último concurso do órgão em 2015

Ocorrido em 2015, o último certame contratado pelo órgão teve sua realização pela Fundação Vunesp. A prova para cargos de nível médio contou com questões de conhecimentos gerais de língua portuguesa, matemática e noções de informática (Windows 7, Microsoft Office Word, Power Point e Excel, Correio Eletrônico e noções básicas de navegação na Internet). Já para os cargos de ensino superior, além das questões de conhecimentos gerais mencionadas, também caíram questões atinentes a cada cargo. O edital com as questões do último certame do CRO pode ser acessado aqui.

João Victor Fernandes Martins de Pontes

Comentários