Concurso DETRAN ES 2019-2020 – Vagas, Inscrições





O DETRAN do Espírito Santo oferta 94 vagas de emprego para os cargos de Assistente e Analista de Trânsito.

Novo concurso público, de alta categoria, está oficialmente autorizado, nesse fim de ano de 2019.

Trata-se da abertura do edital que iniciará o certame promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito, o próximo Concurso do DETRAN-ES de 2019 (Estado do Espírito Santo).




Esta notícia foi divulgada no próprio Diário Oficial do Estado, indicando, também, os servidores que atuarão como membros da comissão que vai organizar esse novo processo de seleção. Esta será a comissão multidisciplinar do concurso em andamento, constituindo o grupo de trabalho cuja finalidade principal está efetuar o processo da determinação da instituição que atuará como banca organizadora do certame.

Desde o dia dois do mês de janeiro deste ano, por meio do governo do Estado, havia sido publicado um novo decreto que suspendia a realização de novos concursos públicos até o dia 30 do mês de abril deste mesmo ano. Deste modo, todos os certames que haviam sido autorizados no ano de 2018, iniciarão um processo de reavaliação no sentido de serem todos retomados. Considerando que o prazo de realização do certame do DETRAN, agora, depois da nova autorização, todos esperam que o documento de edital do mesmo seja oficial e definitivamente publicado nas próximas semanas.


Este mesmo documento de edital está autorizado desde o dia 20 do mês de agosto, por meio do governo do Estado Espírito Santo. A meta será o preenchimento de 94 postos efetivos no órgão. Entretanto, é necessário aguardar mais informações sobre.

De acordo com o que foi publicado, até o momento, este novo certame do DETRAN-ES, de 2019, estará disponibilizando vagas para serem ocupadas em cargos na função de Assistente de Trânsito, com 80 postos, e na função de Analista de Trânsito, com 14 postos efetivos.

Assim, as próximas etapas compreendem a necessária formação de da comissão e a determinação da instituição que trabalhará como banca organizadora.

Este novo certame do DETRAN do Estado do Espírito Santo, de 2019, exigirá o seguinte currículo de cada candidato:

Toda pessoa interessada no cargo de Assistente de Trânsito deverá portar diploma de conclusão de curso em nível médio, devidamente conferido por instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação e da Cultura.

A função de assistente compreende as seguintes atividades: atuar na execução, sob orientação superior direta, das atividades de apoio técnico e de apoio administrativo em áreas de registro e de licenciamento dos veículos; na habilitação e na educação de cidadãos no trânsito; atuar nos setores de administração; de gestão de pessoas; no setor de orçamento; de finanças; de patrimônio; de material; de serviços gerais; em serviço de protocolo; serviço de arquivo; de documentação e no setor de informática do DETRAN/ES, entre outros.

Com relação ao cargo de Analista de Trânsito, a exigência é a seguinte: o candidato deverá portar certificado de conclusão de curso de graduação em nível superior, obrigatoriamente nessa mesma área de especialidade. Nesse caso, portanto, serão abertas vagas nos setores de Administração; setor de Análise de Sistemas; de Ciências da Computação; setor de Arquitetura; setor de Economia; de Psicologia e no setor de Serviço Social.

Sumarizando as informações essenciais:

Este é o novo certame para provimento de cargos no Detran do Espírito Santo;

Os cargos a serem preenchidos são os de Analista e Assistente de Trânsito;

A banca organizadora será definida em breve;

A exigência de formação acadêmica é de nível médio e superior;

Serão disponibilizados 94 postos;

O valor do vencimento inicial está em 5.179 reais;

O período de inscrição e o valor das taxas serão definidos posteriormente.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso

Comentários