Concurso IBGE 2020 – Editais, Vagas e Inscrições





Órgão conta com 208 mil vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março de 2020.

Conforme Edital número 2 e 3 (dois e três) deste ano, 2.020, estão abertas um total de 208.695 (duzentas e oito mil, seiscentas e noventa e cinco) vagas, sendo 5.492 (cinco mil, quatrocentas e noventa e duas) vagas para a função de "ACM" (Agente Censitário Municipal), 22.676 (vinte e duas mil, seiscentas e setenta e seis) vagas para "ACS" (Agente Censitário supervisor) e 180.557 (cento e oitenta mil, quinhentas e cinquenta e sete) vagas para a função de Recenseador.

As inscrições dessas vagas começaram ontem, 5 de março, e vão até o dia 24 deste mesmo mês. A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 25/03/2020.




O candidato que quiser se inscrever deverá acessa o site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br), onde a taxa de inscrição custará R$ 23,61 (vinte e três reais e sessenta e um centavos) para o cargo de Recenseador e de R$ 35,80 (trinta e cinco reais e oitenta centavos) para as funções de Agente Censitário Municipal e Supervisor.

Para os Recenseadores, a escolaridade deve ser a do Ensino Fundamental Completo, e para os cargos de Agente, municipal e supervisor, a escolaridade exige o Ensino Médio Completo.


Os Recenseadores irão receber um dispositivo móvel de coleta e deverão cumprir as orientações recebidas neste aparelho, a segurança e o uso adequado deste aparelho será de sua inteira responsabilidade, bem como os demais acessórios recebidos, deverão se apresentar sempre com o uniforme e o crachá de identificações que o IBGE irá fornecer, junto com o documento mencionado neste. Deverá ainda coletar as informações do Censo Demográfico 2.020 nos locais que foram ordenados, fazer o registro no aparelho mencionado e depois, dentro do prazo estabelecido, ir até o ponto de coleta para finalizar a pesquisa.

Os Agentes Censitários Municipais irão acompanhar as coletas dos dados mencionados acima, onde irão garantir as inscrições daquela região designada. Deverão ainda cumprir os prazos e a qualidade das informações recebidas, fazer o acompanhamento da coleta dos dados e, entre outras funções mencionadas no edital Nº2, acompanhar a frequência dos registros e operar o sistema administrativo no posto de coleta.

O cargo de Agente Censitário Supervisor irá esclarecer as dúvidas dos recenseadores e garantir a cobertura da área designada à pesquisa, acompanhar a produtividade e irá tomas todas as providências quanto a contratação, prorrogação de contratos e até o desligamento do Recenseadores. Irá ainda ajudar os colaboradores em caso de resistência ou recusa das informações por parte dos moradores.

Todas as demais atribuições aos 3 (três) cargos mencionados, deverão ser lidas e estão presentes nos editais mencionados.

A prova para os dois cargos de agente serão de caráter eliminatório e classificatório, onde 60 (sessenta) perguntas serão feitas, 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração e Situações Gerenciais e 20 de Conhecimento Técnico. A prova para Recenseador terá dez perguntas a menos no total, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 de Ética no Serviço Público e 25 de Conhecimento Técnico. O caráter desta prova também será Eliminatório e classificatório.

Os candidatos aos dois cargos de Agentes irão fazer a prova no dia 17 de maio e o futuros recenseadores irão fazer o teste dia 24 do mesmo mês. Ambas terão quatro horas de durações, começando as 13 horas e finalizando às 17 horas. Essas datas e horários estão previstos, cabendo ao candidato acompanhar todo este processo através do site que fez a inscrição, onde neste mesmo local, o local da prova será informado, após solicitação de identificação.

Além dessas informações, os dois editais mencionados e disponíveis para download contém muitos outros itens e informações, onde menciono novamente que o futuro candidato deverá ler por completo.

Fernando Ferreira Dias Junior

Comentários