Concurso INCS PR 2019 – Inscrições e Vagas





Inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de novembro de 2019.

Novo certame público está oficialmente aberto, nesse final de segundo semestre de 2019. Trata-se do início do período de inscrições para o processo seletivo que proverá cargos no INCS PR, ou Instituto Nacional de Ciências da Saúde do Estado do Paraná.

Neste concurso estão sendo disponibilizados em torno de 326 postos efetivos e imediatos, como também a formação do cadastro reserva de pessoas. Todas as lotações serão efetuadas no município de Curitiba (capital) e em cidades que compõe a região metropolitana do Estado do Paraná.




Todas as pessoas interessadas em participar deste certame poderão cadastrar-se. São cargos para pessoas com formação acadêmica em nível médio, técnico e superior. Segue a relação, com exigência escolar, quantidade de vagas e salários:

As pessoas que possuam diploma de ensino médio estão aptas a cadastrar-se para concorrer a cargos na função de auxiliar administrativo, com 14 vagas imediatas; na função de recepcionista, com 28 vagas imediatas e mais o cadastro reserva de pessoas na função de motorista.


Para as pessoas que possuem, além do certificado de ensino médio, certificado de curso técnico, os cargos são para o setor de técnico em enfermagem, com 205 vagas, além da formação de cadastro reserva de pessoas; no setor de técnico em radiologia, com 14 vagas, além da formação de cadastro reserva de pessoas; no setor de técnico em segurança do trabalho, com uma vaga e na função de instrumentador cirúrgico, com cinco vagas. Todos estes cargos exigem formação em curso técnico na área. Os valores dos salários variam entre 1.608 e 2.269 reais.

Para as pessoas que possuam diploma de graduação em nível superior, os cargos são para a função de enfermeiro, com 48 vagas, além da formação de cadastro reserva de pessoas, e no cargo de assistente social, com quatro vagas. O valor do salário inicial está em 2.680 reais.

Conforme os dados registrados no documento de edital deste certame para cargos no INCS/PR, ou Instituto Nacional de Ciências da Saúde do Estado do Paraná, todos os servidores, atualmente, estão recebendo os seguintes benefícios: o direito ao auxílio-alimentação e o vale-transporte.

Qual o procedimento para se cadastrar neste certame do INCS/PR?

O período de inscrições se estenderá até o dia 27 deste mês de novembro de 2019, e deverão ser efetuadas exclusivamente por meio da internet, a partir de acesso ao site oficial da instituição que atua como banca organizadora nesse processo de seleção, ou seja, a Nosso Rumo: www.nossorumo.org.br.

Assim que o cadastro estiver efetivado, cada candidato terá o dever de fazer imprimir o boleto bancário, contendo o valor referente à taxa de participação. São dois valores distintos, estipulados conforme a classe do candidato. Portanto, a taxa é de 44 reais para candidatos com níveis médio e técnico de formação acadêmica, e de 59 reais para candidatos com nível superior de formação acadêmica.

O pagamento deverá ser efetuado até a data limite deste prazo de inscrição.

Sobre o itinerário: submetidos às necessárias avaliações, iniciando por meio de uma prova objetiva, que será de caráter eliminatório e classificatório. Este caderno de provas será composto de questões em múltipla escolha, as quais versarão sobre o seguinte conteúdo programático: matéria de língua portuguesa; em matemática; em matéria de políticas na área de saúde e (ou) em conhecimentos específicos. Prova básica.

Este é um dos concursos mais aguardados no Estado do Paraná.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários