Concurso MP CE 2020 – Vagas para Promotor





Seleção ofertará 44 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de janeiro de 2020.

Novo certame público está oficialmente aberto nesse fim de segundo semestre de 2019.

Trata-se do documento de edital que dá curso ao novo concurso do MP/CE, ou o órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, que proverá cargos na função de promotor. No total serão disponibilizados em torno de 44 postos efetivos, dos quais 32 estão em ampla concorrência, três estão destinados aos candidatos na categoria de pessoa com deficiência (PCD) e os demais nove postos estão reservados para os candidatos que se autodeclararem afrodescendentes.




Para participar deste concurso, os futuros candidatos deverão apresentar diploma de bacharelado na área de direito, cursado em instituição universitária devidamente reconhecida pelo MEC, ou Ministério da Educação e da Cultura. Outro requisito necessário é a comprovação de seis meses, no mínimo, de experiência nas atividades jurídicas pertinentes a esse setor, como parte conclusão de graduação superior.

De acordo com o que está registrado no documento de edital deste processo seletivo do MP/CE, a remuneração inicial paga neste cargo está no valor de 30.404 reais por mês.


Qual o procedimento a ser respeitado para se cadastrar inscrição nesse processo de seleção?

Todas as pessoas interessadas em participar desse concurso, e cujos perfis se enquadrem no que é exigido, poderão preencher a ficha cadastral que está presente no site oficial da banca organizadora, que é o instituto Cebraspe. O período de inscrição inicia no dia dois (2) do mês de dezembro e finaliza no dia três (3) do mês de janeiro do próximo ano de 2020. O link para inscrição é o seguinte: www.cebraspe.org.br.

Assim que o cadastro estiver efetivado, todo concorrente deverá imprimir o boleto e quitar a taxa, que está estipulada em 280 reais.

Sobre o itinerário deste processo seletivo, seguem as informações:

As fases de testes que compõe esse concurso estão organizadas conforme o seguinte critério:

Inicia com a distribuição do caderno de prova objetiva, que será ministrado em caráter eliminatório e caráter classificatório, contendo questões de múltipla escolha;

Segue com a realização das provas discursivas (redação), também em caráter eliminatório e classificatório;

A fase seguinte será de caráter apenas eliminatório, consistindo em processo rigoroso de sindicância sobre o histórico de cada concorrente, abrangendo a necessária investigação social e os demais exames aferindo o grau de sanidade física e sanidade mental;

A fase final abrange o teste oral; a necessária prova da tribuna e a conclusiva avaliação sobre os títulos.

Sobre aplicação das provas, segue:

Os cadernos de provas deverão ser preenchidos em um prazo máximo de cinco horas. No caso da prova objetiva, a mesma está agendada para aplicação no dia 16 do mês de fevereiro do ano de 2020, sendo que os locais e os horários ainda não foram anunciados. Os mesmos serão divulgados por meio de edital de convocação via banca organizadora, com uma semana ou um mês de antecedência. Os cadernos de prova conterão em torno de 100 questões objetivas, arranjadas em quatro grupos temáticos, dentro do conteúdo programático.

Histórico da banca organizadora:

A instituição Cespe ou UnB, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, hoje conhecido como o Cebraspe, consiste em uma organização atuante na área da educação, sendo uma corporação inteiramente especializada na realização de todo tipo de eventos em forma de certames públicos, incluindo as avaliações, as seleções simplificadas, as certificações e demais pesquisas fundamentais para a consecução desses eventos.

Vale a pena conferir. Se você, leitor, reside no Estado do Ceará, e é portador das qualificações exigidas, acesse e cadastre suas inscrição.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários