Concurso MP-RJ 2018 – Edital Publicado





Seleção oferta 35 vagas para Promotor Substituto.

Estamos em uma época do ano em que muitas pessoas aguarda pela abertura de novos processos seletivos e concursos públicos e assim poderem concorrer a uma vaga de trabalho que ofereça mais estabilidade e segurança financeira, que desde o ano passado em decorrência de uma forte crise se tornaram raras no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas tiveram que diminuir seus potencias de proteção e outras tiveram mesmo que encerrar suas atividades, fazendo com que o número de desempregados no país subisse de forma considerável.

Diante deste quadro, os brasileiros passaram a ver os concursos públicos como boas alternativas para conseguirem se reinserir no mercado ou até mesmo conquistarem seu primeiro trabalho.




E para quem reside no estado do Rio de Janeiro e aguardava por uma oportunidade de prestar concurso público, as notícias que acabam de chegar são bastante animadoras.

É que a Procuradoria-Geral de Justiça do estado divulgou na última terça-feira, dia 30 do mês de janeiro, o edital de abertura de seu mais novo concurso, o XXXV Concurso do MP/RJ.


De acordo com o documento, serão disponibilizadas para a concorrência o total de 35 vagas, sendo todas elas para o posto de Promotor substituto.

Desse total de vagas disponibilizadas, 20% são para candidatos negros e outros 5% são para pessoas portadoras de deficiência.

Podem se inscrever para realizar o concurso pessoas que possuam bacharelado na área de Direito e que possuam experiência de três anos no mínimo com atividades jurídicas.

Um profissional atuante na carreira de Promotor Substituto da PGJ-RJ recebe uma remuneração inicial no valor de R$ 27.500,16.Essa informação consta no regulamento do concurso, que teve sua divulgação no mês de dezembro.

Quem desejar se inscrever no certame deve saber que a inscrição será realizada por meio de duas etapas, sendo uma provisória e a outra definitiva.

Dessa forma, a primeira etapa será realizada entre os dias 05 do mês de fevereiro e 06 do mês de abril. Para se inscrever o candidato precisa acessar o site o endereço eletrônico www.mprj.mp.br. Nesta inscrição provisória o candidato precisará pagar uma taxa de participação no valor de R$ 300.

O processo de seleção dos candidatos se dará por meio de realização de cinco provas todas escritas e de caráter eliminatório, sendo uma preliminar e as restantes especializadas, além da realização de uma avaliação oral.

Na fase de caráter classificatório o candidato realizará uma prova de língua portuguesa, seguida de análise de títulos, além de realização de exames para aptidão física e também mental. As datas ainda não forma definidas, mas aqueles que se inscreverem no certame serão a tempo devidamente informados.

A empresa contratada para organizar e executar o concurso foi a já conhecida Fundação Getúlio Vargas, a FGV. Dentre os conteúdos pragmáticos a serem cobrados nas provas escritas estão disciplinas de direito processual penal, direito penal, direito eleitoral, direito civil, direito empresarial, direito processual civil, direito administrativo, direito constitucional, direito da infância e da juventude, direito tributário, tutela coletiva e também princípios institucionais do Ministério Público.

Os candidatos aprovados nas fases eliminatórias serão informados sobre suas situações e sobre o período em que devem realizar suas inscrições definitivas, além de apresentarem documentos que comprovem a experiência exigida na atividade jurídica.

Desse modo, os aprovados em todas as etapas de seleção serão apossados em seus cargos a partir do mês de janeiro do ano de 2019.

De acordo com informações do regulamento, o concurso possui validade definida para um período de 2 anos, contudo, se houver necessidade e assim for determinado pelo órgão, este tempo pode ser prorrogado por mais dois anos.

Inscreva-se no Concurso público da Procuradoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro e boa sorte.

Sirlene Montes

Comentários