Concurso MPMG 2019 – Vagas para Promotor





Período de inscrições se encerra no dia 11 de outubro de 2019.

Está oficialmente aberto o Concurso Público para o MP/MG, sendo que as inscrições se destinam a 50 postos na função de promotor.

O período de cadastro de inscrição para este novo certame se estenderá até o mês de outubro. Este é o novo concurso público para provimento de cargos efetivos no Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A meta está em preencher em torno de 50 postos destinados a funções no cargo de promotor de justiça, em caráter substituto. Além disso, deste total, cinco vagas estão reservadas aos futuros candidatos na categoria de pessoas com deficiência e mais dez para os autodeclarados afrodescendentes.




Este tipo de carreira tem exigência de certificado de graduação em curso de nível superior, na área de direito. Outro requisito é a atuação de três anos, no mínimo, dentro do setor jurídico, ou seja, atividades exercidas logo após a colação de grau em bacharelado. O valor oficial do vencimento está em 30.404 reais.

Informações essenciais do itinerário deste certame:

A instituição Fundep será a empresa contratada para atuar como banca organizadora deste processo seletivo e demais atividades atreladas. O período de inscrições se estenderá até o dia 11 do mês de outubro deste ano de 2019, e as mesmas deverão ser registradas somente via internet, por meio do site oficial: www.gestaodeconcursos.com.br.


Assim que a inscrição estiver efetivada, o concorrente terá o dever de fazer imprimir o necessário boleto bancário, para quitação da taxa de cadastro neste concurso MP/MG. O valor estipulado é de 304 reais. A quitação do boleto deverá ser efetuada até a data limite do dia 14 do mês de outubro.

Sobre o itinerário de provas, seguem as informações:

A fase primeira consistirá na resolução da chamada prova preambular, que será de caráter eliminatório e também classificatório. Trata-se de um caderno contendo em torno de 80 questões de múltipla escolha, que estão distribuídas em 20 perguntas para cada um dos seguintes conteúdos programáticos:

A – Versando em matérias de direito constitucional; de direito eleitoral; de direito administrativo e de direito financeiro e direito tributário;

B – Versando em matérias de direito penal e em criminologia e em direito processual penal;

C – Versando em matérias de direito civil e de direito processual civil;

D – Versando em matérias de direito material coletivo e de direito processual coletivo.

A chamada prova preambular está programada para resolução no dia 24 do mês de novembro deste ano de 2019, dentro do período matutino, das 8 horas ao meio-dia, cuja localidade será anunciada em breve, por meio do portal do próprio Ministério Público do Estado de Minas Gerais, cujo site é o seguinte: www.mpmg.mp.br. Também serão divulgadas todas as informações necessárias no site oficial da banca organizadora, que é a Fundep.

Este é um dos concursos mais aguardados, no Estado de Minas Gerais, e por estar provendo cargos de alta categoria, será muito disputado.

Este mesmo certame para cargos no Ministério Público do Estado de Minas Gerais está organizado dentro do seguinte critério de avaliação em sequência:

As provas objetivas, de tipo classificatórias e eliminatórias, abrangendo os testes especializados; em seguida serão efetuados os necessários exames de tipo psicotécnico e os exames que avaliam a capacidade de resistência e de higidez física e a higidez mental; em seguida serão efetuas as necessárias provas orais, finalizando com a análise sobre os títulos.

Este é um dos concurso mais exigentes em termos de formação acadêmica e em termos de capacitação no processo de seleção.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários