Concurso para Fuzileiro da Marinha 2020 – Vagas e Inscrição





Seleção oferece 960 oportunidades. Inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março de 2020.

Encontra-se aberto o período para cadastro de inscrições para o novo certame promovido por meio do órgão da Marinha, o qual tem por escopo a admissão de candidatos para o Curso de Formação de Soldados na categoria de Fuzileiros Navais. Este processo seletivo tem por meta o preenchimento de 960 postos efetivos.

Este conjunto de oportunidades se destina aos candidatos do sexo masculino, entre as idades de 18 e 21 anos e possuir certificado de ensino médio completo. Deste rol de postos, em torno de 20% são reservados aos candidatos autodeclarados afrodescendentes.




Este mesmo curso para ingresso na carreira terá duração oficial de 17 semanas, o qual será ministrado em dois municípios. Será disponibilizado em torno de 720 postos para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, ou CIAMPA, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio do Janeiro, permanecendo os demais 240 postos para o curso que será aplicado no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, ou CIAB, distrito federal.

Qual o procedimento para cadastro de inscrição?

O valor da taxa está estipulado em 25 reais. O cadastro de inscrição deverá ser preenchido até o dia 20 do mês de março. O preenchimento da ficha cadastral deverá ser realizado por meio da internet: www.marinha.mil.br/cgcfn. Outra alternativa será a efetivação do cadastro nas unidades regionais, de modo presencial.


Esse mesmo atendimento presencial se dará nas seguintes cidades:

Em Aracaju (SE); cidade de Belém (PA); cidade de Brasília (DF); cidade de Florianópolis (SC); cidade de Fortaleza (CE); cidade de Foz do Iguaçu (PR); cidade de João Pessoa (PB); cidade de Ladário (MS); cidade de Maceió (AL); cidade de Manaus (AM); cidade de Marataízes (ES); cidade de Natal (RN); cidade de Paranaguá (PR); cidade de Parnaíba (PI); cidade de Porto Alegre (RS); cidade de Recife (PE); cidade de Rio de Janeiro (RJ); cidade de Rio Grande (RS); cidade de Rio Novo (MG); cidade de Salvador (BA); cidade de Santana (AP); cidade de Santarém (PA); cidade de São Luís (MA); cidade de São Paulo (SP); cidade de Uruguaiana (RS) e em Vitória (ES).

Sobre o itinerário deste concurso, seguem as informações:

Ainda não foram divulgadas informações sobre as datas de realização da prova objetiva, que consistirá em um bloco de papel contendo 50 questões em múltipla escolha, versando sobre o seguinte conteúdo programático: em língua portuguesa e em ciência matemática.

As etapas seguintes abrangem: a necessária inspeção na saúde; o teste que afere aptidão física; a necessária avaliação psicológica e a verificação dos documentos.

Depois da fase de curso, se dará a incorporação:

Todos os candidatos selecionados, nomeados e convocados serão matriculados na categoria de jovem aprendiz na função de fuzileiro naval, os quais terão direito a uma remuneração no valor de 1.105 reais, mais refeitório para alimentação, o necessário uniforme e as necessárias assistências médico-odontológica, a assistência psicológica, assistência social e também religiosa (se necessário). Todo o processo de treinamento será efetuado nos padrões de regime de internato e de dedicação exclusiva, até a chegada da graduação.

Assim que estiver concluso o curso, todos os recrutas estarão sendo elevados ao chamado cargo na função de soldado fuzileiro naval, cujos salários estão no valor de 1.926 reais. Todos deverão cumprir o regime de estágio inicial em algum dos municípios a seguir: do Rio de Janeiro (RJ), com 569 vagas; em Brasília (DF), 79 vagas; em Rio Grande (RS) 50 vagas; Belém (PA) 37 vagas; Ladário (MS), 33 vagas; em Manaus (AM), 81 vagas; em Natal (RN), 53 vagas; em Salvador (BA), 44 vagas e em Iperó (SP), 14 vagas.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários