Concurso PC DF 2020 – Previsão de Edital





Seleção deverá ofertar vagas para Escrivão e Agente.

Um dos concursos mais aguardados é o da Polícia Civil do Distrito Federal (PF DF). As recentes informações fornecidas pelo secretário de segurança pública, Anderson Torres, confirmam que o edital será publicado em dezembro.

O Cebraspe, centro responsável pela organização do concurso, confirma a mesma informação do secretário, ressaltando ainda que logo no início do mês já terão novidades sobre a liberação do certame. E pede aos interessados para ficarem atentos às novidades no site.




Em uma publicação recente o Cebraspe postou um termo de retificação que determina algumas mudanças na aplicação das provas. A partir de agora a prova dissertativa não terá mais três questões dissertativas, mas uma redação de 30 linhas.

Serão 300 vagas para o cargo de escrivão e futuramente serão lançados novos editais para outros cargos totalizando 2.100 vagas.


No dia 6 de setembro foi publicada pelo governador Ibaneis Rocha em diário oficial, a autorização para 1.800 vagas de agente da PC, com 600 para contratação imediata e 1.200 para cadastro reserva.

Para o concurso de agentes a liberação do edital deve acontecer até o dia 5 de março de 2020.

Concurso PF DF: Vagas

A partir das recentes publicações estima-se que o edital seja lançado com um total de 2.100 vagas. Conforme as publicações recentes, serão 300 oportunidades para o cargo de escrivão da Polícia Civil e 1.800 para o cargo de agente.

Logo no início deste ano o TJ DF suspendeu a convocação dos candidatos remanescentes do concurso para agente realizado em 2013. Em seguida, o Ministério Público (MP/DF) incluiu novos postos para o próximo concurso.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB) manifestou profunda indignação com a questão da segurança pública e ressaltou a necessidade de ampliar o quadro de funcionários na área de segurança.

O governador ainda enfatizou que há poucos profissionais em todas as áreas, principalmente agentes, peritos e delegados.

Ou seja, diante deste pronunciamento podemos perceber que novos editais poderão ser autorizados para suprir esta carência de funcionários.

Para concorrer aos cargos de agente e escrivão da Polícia Civil é preciso ter nível superior em qualquer área e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B ou superior.

As remunerações iniciais serão de R$ 8.698,78 para jornadas semanais de 40 horas.

Último concurso da PC DF – Escrivão

Lançado em 2013 o último concurso da Polícia Civil do Distrito Federal foi organizado pela Cespe/UnB e com 38 vagas.

Os candidatos passaram pelas seguintes etapas de avaliação:

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória).
  • Prova discursiva
  • Teste de capacidade física
  • Exames biométricos e avaliação médica
  • Prova de digitação
  • Avaliação psicológica
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social
  • Prova de títulos

Após serem aprovados em todas as etapas, os candidatos participavam de um curso de formação profissional para depois serem considerados aptos a exercerem a profissão.

A prova objetiva nesta ocasião era composta por 120 questões, com 50 abordando conhecimentos básicos e 70 sobre conhecimentos específicos .

A prova de conhecimentos básicos era composta por questões das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, atualidades, noções de estatística e noções de administração.

E a de conhecimentos específicos abordou os seguintes conteúdos: noções de direito administrativo: noções de direito constitucional, noções de direito processual penal, noções de direito penal, legislação específica e legislação penal extravagante.

Sobre o Cebraspe, empresa organizadora do concurso

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é uma instituição responsável pela realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas.

A instituição também oferece cursos de extensão e formação para os seus colaboradores, clientes, bem como para o Governo Federal e Secretarias de Estado de Educação.

Com a nomenclatura Cespe/UnB, a instituição foi criada em 1970 apenas para elaborar as provas dos vestibulares da Universidade de Brasília (UnB) e acabou expandindo seus serviços.

Atualmente, o Cebraspe (Cespe/UnB) é uma das bancas organizadoras de concursos mais eficientes do Brasil. Sendo responsável por planejar, elaborar, aplicar e corrigir diversos tipos de provas para processos seletivos públicos.

Raquel Cordeiro

Comentários