Concurso PGM-RJ 2019 – Vagas para Procurador





Interessados podem se inscrever até o dia 14 de outubro de 2019.

A PGM RJ (Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro) está com inscrições abertas para concurso público que visa a seleção para formação de cadastro reserva para o cargo de procurador, com escolaridade nível superior em Direito.

Requisitos cargo Procurador PGM RJ

Entre os requisitos para concorrer as vagas do concurso da PGM RJ é necessário o candidato ser formado em curso de nível superior em Direito e que tenha dois anos, no mínimo, de atividade que envolva conhecimentos jurídicos.




O salário inicial para o cargo de Procurador da PGM RJ é no valor de R$ 27.342,96 por mês.

Concurso Público PGM RJ: Inscrições

Os interessados no concurso da PGM RJ deverão realizar as inscrições pela internet, do dia 12 de setembro até o dia 14 de outubro de 2019, no site do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), que é o responsável pela execução e organização do certame. O endereço eletrônico do site para inscrição é https://www.ibfc.org.br/pgmrj.php.


Ao realizar inscrição do concurso o candidato deverá preencher um formulário eletrônico e após deverá imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 15 de outubro de 2019, conforme o horário de funcionamento do banco.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será aceita entre os dias 12 de setembro e às 23h59min do dia 15 de setembro de 2019.

Concurso Público PGM RJ: avaliação dos candidatos

Os candidatos do concurso da PGM RJ serão avaliados por provas objetivas e provas escritas. Além disso, haverá ainda avaliação oral e análise de títulos. As provas do concurso da PGM RJ serão aplicadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em local e data que serão divulgados pela comissão organizadora do certame por meio de edital próprio que será publicado no Diário Oficial.

As provas com conteúdo programático terá questões versando sobre direito constitucional, direito administrativo, direito civil e empresarial, direito processual civil, direito do trabalho, previdenciário e processual do trabalho e direito financeiro e tributário .

Para aprovação na prova objetiva será preciso o candidato atingir 60 pontos da prova e na prova dissertativa, que terá duas questões de cada disciplina, será também necessário o candidato atingir 60 pontos. A avaliação oral terá uma questão para cada disciplina.

Concurso Público PGM RJ: Prova de títulos

Na avaliação de títulos serão considerados os trabalhos jurídicos publicados em revistas jurídicas e editoras de autoria dos candidatos, além da atividade no magistério jurídico superior, exercício da função de natureza jurídica em cargo público ou emprego, outros diplomas de graduação universitária (exceto em direito). Será considerado também a aprovação do candidato em outro concurso público para função ou emprego privativo com exigência do diploma de Direito e que o resultado final tenha sido publicado antes da aplicação das provas orais.

Validade do concurso PGM RJ

A validade do concurso público da PGM RJ será de dois anos, que passa a contar a partir da publicação da homologação do seu resultado final, e pode ser prorrogado por mais dois anos, na forma da lei.

Edital concurso PGM RJ

Mais informações e detalhes sobre o concurso público da PGM RJ podem ser acessadas no edital que está disponível no endereço eletrônico https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/352

Adoniran Peres

Comentários