Concurso PM MG 2018 – Inscrições Abertas





Certame oferta 1.560 vagas de emprego para a função de Soldado de 2ª Classe.

Foi aberta pela Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais as inscrições para o novo concurso público que deve ocorrer com o intuito de selecionar cerca de 1.560 candidatos para preencherem as vagas para a função de Soldado PM de 2ª Classe do quadro de Praças da Polícia Militar. Desse modo, o processo seletivo oferece oportunidades para que pessoas do sexo masculino e feminino possam participar do certame. Vale ressaltar ainda que o objetivo do concurso público é distribuir os aprovados tanto em metrópoles quanto em municípios interioranos.

É isso mesmo, a PM-MG, lançou recentemente um edital para o seu novo concurso público, que oferece aproximadamente 1.560 vagas. Nesse contexto, se o leitor ficou interessado ou conhece alguém que poderia interessar-se e sonha em se integrar ao time responsável por zelar pela segurança pública dos cidadãos de bem, a hora é agora. Por isso, não deixe de acompanhar as informações a seguir, pois elas vão esclarecer alguns pontos importantes dos processos do concurso, bem como algumas curiosidades sobre a profissão.




Os interessados em participar do certame, precisam checar com antecedência se estão por dentro das exigências estabelecidas pela PM-MG, isto é, é preciso que os candidatos tenham completado o ensino superior, não importando a área de formação. Além disso, é necessário possuir entre 18 e 30 anos de idade e ainda ter altura mínima de 1,60m.
Desse modo, os interessados em participar do concurso público da PM-MG podem realizar as inscrições pela internet, através do seguinte endereço eletrônico: www.policiamilitar.mg.gov.br/crs.

Sendo assim, é preciso estar atento sobre os prazos de inscrição, que, nesse caso, tem um prazo limitado para até o dia 30 do mês de julho de 2018. É importante lembrar ainda que os candidatos que quiserem realmente participar do processo seletivo precisam pagar por uma taxa de inscrição. No concurso da PM-MG foi decidido que essa taxa seria de aproximadamente R$ 125. Desse modo, só é possível realizar a prova, caso a taxa de inscrição esteja quitada.


Durante a inscrição, que é realizada pelo site da Polícia Militar de Minas Gerais, o candidato pode escolher em qual cidade deseja realizar a prova. Nesse caso, os municípios onde as provas objetivas serão aplicadas são os seguintes: Sete Lagoas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Unaí, Teoófilo Otoni, Curvelo, Barbacena, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Governador Valadares, Divinópolis, Lavras, Uberaba, Juiz de Fora e, por fim, Belo Horizonte.

Sabe-se que o concurso público da PM-MG é formado por fases de caráter eliminatório e classificatório, isto é, para passar para uma nova fase, o participante precisa ter a aprovação na fase anterior. Desse modo, são três fases diferentes: sendo a primeira composta por uma prova objetiva, que é discursiva, ou seja, as questões são abertas e as respostas devem ser escritas à mão.

Ainda de acordo com o edital, a prova é composta por quase 40 questões que devem ser respondidas em um tempo determinado de três horas de duração Ela será formada por 4 questões relacionadas a Legislação Extravagante; 4 questões sobre Direitos Humanos; 4 sobre o conteúdo de estatística; 6 sobre Direito Penal Militar ; 6 a respeito de Direito Constitucional; 6 sobre Direito Penal e 10 sobre Língua Portuguesa.

Se o participante obtiver boa pontuação, passará por avaliações de cunho psicológico, avaliações para atestar a aptidão física para a formação militar, além de outros exames de saúde e, por fim, exames toxicológicos.

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais realçou que o maior objetivo do concurso público é investir em segurança pública para os seus cidadãos. Tendo em vista que nos últimos tempos, o efetivo militar vem trabalhando com uma capacidade bastante inferior a real necessidade dos policiais militares nas ruas.

Por Ana Paula Oliveira Coimbra

Comentários