Concurso PM-PA 2020 – Seleção da Empresa Organizadora





Licitação para 7.000 vagas já foi iniciada.

O próximo concurso, de alta categoria, a ser realizado na região norte do Brasil, está próximo de ter o edital concluído e publicado.

Trata-se do novo certame público que proverá cargos na PM/PA, departamento da Polícia Militar do Estado do Pará. Entretanto, o processo de estruturação do mesmo segue em trâmite. De acordo com o que já havia sido anunciado por meio da secretaria do governo daquele estado, o documento de edital para solicitação de licitação que determinará o contrato com a instituição que atuará como banca organizadora.




Conforme o que está sendo registrado no mesmo documento, todo o processo seletivo será realizado por meio de concorrência pública, sendo que a abertura das propostas está agendada para o dia oito (8) do mês de janeiro de 2020. Portanto, a publicação definitiva deste novo edital, que também abre o período de inscrições, está previamente reservada para o mês de dezembro, entretanto, a realização efetiva do concurso será a partir do próximo ano de 2020.

Sobre a estrutura do certame, seguem as informações:

Este processo de seleção estará disponibilizando, conforme os dados atuais, em torno de 7.000 postos efetivos, de acordo com o que foi divulgado por meio da secretaria do governo do Estado do Pará, no mês de abril deste mesmo ano de 2019. Ainda conforme estas informações preliminares, este processo seletivo estará provendo cargos nas funções de praça; no setor de oficiais; no setor de praça auxiliar na área de saúde; no setor de praça música e no setor de oficiais da saúde.


Todos estes cargos, que abrangem futuras carreiras, estarão abrangendo mais opções para os candidatos que portarem certificado de nível médio e de nível superior. Os salários iniciais, conforme a classe, o nível de escolaridade e a função a ser ocupada, vão variar entre os valores de 2.936 reais e 5.781 reais.

O tempo de confirmação da disponibilidade destes cargos, para o novo concurso da PM/PA (Polícia Militar do Estado do Pará), se deu ao longo de uma sessão solene, por ocasião de homenagens prestadas a Tiradentes, pelo grupo “Comando Geral” da Polícia Militar, sendo essa a mesma ocasião em que foram promovidos em torno de 569 agentes do órgão.

Deste modo, de acordo com o que foi definido pelo próprio governo do Estado, este processo de seleção terá início a partir do ano de 2020, sendo que o preenchimento das vagas será efetuado em conformidade com as necessidades da própria administração pública. A comissão que será responsável pela gerência do certame, incluindo a determinação da banca organizadora, já está convocada e reunida.

O histórico registrado no anterior concurso PM/PA apresenta o seguinte:

O certame da Polícia Militar do Estado do Pará anteriormente realizado se deu no ano de 2016, e naquele evento foram disponibilizados em torno de 2.194 postos efetivos, dos quais 2.000 para a carreia de soldado; sendo 160 para a carreira de oficial militar; mais 26 postos para a carreira de oficial da saúde e os demais oito postos para servirem nos quadros complementares.

Naquela mesma ocasião a função de banca organizadora ficou na responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa, ou Fadesp.

Sobre o conteúdo programático, seguem as informações:

O caderno de prova objetiva estava preenchido de 70 questões, das quais dez versando em língua portuguesa; seis questões em matemática; oito questões em atualidades; dez questões em noções de direito; dez questões em matéria de legislação institucional; oito questões em matéria de história e as demais oito em matéria de geografia.

Junto da prova objetiva, aquele processo de seleção contou com os necessários testes em avaliação física; em avaliação psicológica e com a devida investigação sobre os antecedentes pessoais de cada candidato.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários