Concurso PM RS 2018 – Vagas para Soldado





Inscrições podem ser realizadas de 31 de outubro a 20 de novembro de 2017.

A Polícia Militar do Rio Grande do Sul divulgou na última semana que saiu o edital do seu concurso público. Conforme o documento, publicado na última segunda-feira, dia 30 de outubro, são oferecidas um total de 4.100 vagas em Praça de Polícia Ostensiva (Soldado de 1ª Classe).

A responsabilidade do certame ficou a cargo da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e de Ciências, a Fundatec. E se você ficou interessado e quer saber todas as informações para não ficar de fora, nós te damos todas as dicas necessárias. Vamos a elas.




Quais os requisitos para participar?

Os candidatos que quiserem participar do processo precisarão atender uma série de exigências. Sendo assim, em primeiro lugar, os mesmos precisam ter ensino médio completo, bem como idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos.

Além disso, a altura mínima exigida para pessoas do sexo feminino é de 1,60m e para sexo masculino de 1,65m. Outro requisito é: CNH ou permissão para dirigir dentro de prazo de validade, permitindo a condução de um veículo automotor durante o curso de Formação Básica Policial Militar na categoria mínima de “B”.


Como faço para me inscrever?

O Concurso da Brigada Militar PM RS aceita inscrições no período entre 31 de outubro e 20 de novembro de 2017. Essas são feitas oficialmente pela internet, no endereço eletrônico disponibilizado pela organizadora, no www.fundatec.org.br. A taxa para se inscrever é de R$ 80, sendo que o pagamento pode ser feito até o prazo final de 21 de novembro de 2017.

Quais as etapas do Concurso da Brigada Militar PM RS?

São quatro as fases para o Concurso da Brigada Militar PM RS. A primeira é composta de um exame intelectual, a segunda por um exame de saúde, a terceira por um exame de capacitação física e a última etapa por um exame psicológico composto de duas etapas obrigatórias: a testagem coletiva e a entrevista individual.

Em relação ao exame intelectual, esse é de caráter classificatório e eliminatório, com provas aplicadas na data de 17 de dezembro de 2017, nas seguintes cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas e/ou Porto Alegre. O local e horário das provas ainda serão divulgados posteriormente por meio de Aviso ou Edital. O prazo mínimo para essa publicação é de oito dias que antecedem a data da prova.

O exame será composto por 50 questões objetivas e nas seguintes disciplinas: Informática (5), Conhecimentos Gerais (10), Legislação Específica (10), Direitos Humanos e Cidadania (5), Matemática (10) e Língua Portuguesa (10). Cada questão possui a pontuação de 2 pontos.

A aprovação para a fase seguinte será dada aos participantes que tiver, no mínimo, uma pontuação igual ou superior a 50 pontos na soma das matérias. É importante ressaltar que é necessário no mínimo um acerto em cada disciplina. Quem não atingir a meta estará automaticamente eliminado do concurso.

Ainda, é importante saber que o teste para aptidão física (terceira fase) é composto com alguns exercícios para a comprovação de condicionamento físico necessário para a vaga. São eles: exercício abdominal, de flexão na barra, de apoio e de corrida.

Qual o salário de um Soldado da Brigada Militar?

O salário de um Soldado da PM RS é equivalente a R$ 3.760,54, com vantagens e jornada de trabalho total de 40 horas por semana, com exceção de quem estiver em Curso Básico de Formação Militar, onde a jornada acontece de acordo com o currículo e o regimento interno das escolas.

No curso destinado à Qualificação Policial Militar (QPM), o soldado de 1ª Classe terá direito a ficar alojado, podendo assim se familiarizar com o regime e as atividades militares. Em relação às atribuições do cargo, o soldado é o responsável por preservar a ordem pública e por executar todas as atividades de polícia ostensiva.

Por Kellen Kunz

Comentários