Concurso PM SP 2019 – Banca Organizadora Definida





Seleção deve ofertar 2.700 vagas. Edital deve ser publicado em breve.

Novo concurso público está prestes a ter seu documento de edital definitivamente publicado, nesse segundo semestre de 2019.

Trata-se do próximo certame público para provimento de cargos na PM-SP, edição de 2019, ou departamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Este processo de seleção tem por meta a promoção de cargos para a função de soldado. De acordo com as últimas atualizações, este certame está muito próximo de ser oficialmente iniciado.




A última publicação do Diário Oficial, última terça-feira, dia 30 do mês de julho, apresentou um nota com a assinatura de contrato junto à instituição que atuará como banca organizadora, neste caso, a Fundação Vunesp. Deste modo, a edição oficial do edital desse edital poderá ser efetuada nos próximos dias, ou nas próximas semanas, no máximo, muito provavelmente neste mesmo mês de agosto. Todas as pessoas que já estavam esperando, necessitam permanecer atentas às próximas atualizações.

É muito importante fazer observar que, de acordo com o departamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, (PM-SP), serão realizados dois certames, previamente autorizados para este ano. Desde a solicitação até a autorização, divulgada no dia 30 de março, pelo governo de São Paulo, este processo seletivo tem por meta preenchimento de 5.400 postos efetivos, dos quais somente 2.700 estão registrados no primeiro documento de edital, que foi devidamente publicado.


Portanto, as pessoas que ainda não participaram do processo seletivo terão mais uma chance, a partir do segundo edital, que contará com mais 2.700 vagas disponibilizadas.

Requisitos básicos:

Toda pessoa interessada em participar deste concurso, para cargos na função de soldado, será necessário apresentar diploma de possuir ensino médio; a carteira de habilitação dentro das duas seguintes categorias: “B” e “E”; estar em idade entre 17 e 30 anos e possuir altura mínima de 1,60 metros para os candidatos de sexo masculino, sendo exigida altura mínima de 1,55 metros para as mulheres.

Sobre o salário?

O valor inicial da remuneração está em 3.143 reais. Será incluído o chamado salário base, no valor de 1.226 reais, dentro do regime especial de atuação profissional como policial, dentro do mesmo valor, além do chamado adicional de insalubridade, no valor de 691 reais.

Outras informações sobre este mesmo concurso PM-SP, edição de 2019:

O próximo certame público para provimento de cargos na PM-SP teve seu documento de edital alterado, estando, agora, acrescido de mais alguns requisitos para o ingresso. Neste momento, ainda tramita pela Assembleia Legislativa, no Estado de São Paulo, novo projeto de lei complementar de número 52, edição de 2019, cujo objeto está na ampliação da idade limite de participação na corporação da Polícia Militar, que poderá chegar aos 35 anos para soldado e para cargos de oficial e 40 anos para as funções no departamento de músicos e oficiais do setor de saúde.

Sobre o itinerário do certame, provas e demais testes, seguem as informações:

A data das provas objetivas estavam previamente agendada para o dia 28 de julho, mas com as alterações, certamente uma nova data será marcada. O caderno de prova consistirá em um bloco contendo 60 questões de múltipla escolha, das quais 20 versando sobre matéria de língua portuguesa e na área de interpretação de textos; 14 questões em exercícios de matemática; 14 questões versando sobre os necessários conhecimentos gerais; seis questões versando sobre noções básicas na área de informática e mais seis questões versando sobre as devidas noções na área de administração pública.

Na mesma data das provas, todos os candidatos deverão realizar a prova discursiva, ou prova de redação.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários