Concurso PM SP 2020 – Vagas Autorizadas





Novo Concurso da Polícia Militar de São Paulo foi autorizado e deve ofertar 5.600 vagas para os cargos de Oficial, Tenente e Soldado.

Os concursos na área da segurança pública estão com tudo, isso porque tanto os Governos estaduais quanto o Governo Federal estão focando muito mais na segurança pública do país. Esse tipo de compromisso traz alguns benefícios, tendo em vista o sucateamento que a segurança vinha passando nos últimos anos.

Para melhorar essa área, os governos estão realizando mais concursos para melhorar o quadro de efetivos e fornecendo equipamentos necessários para o trabalho dos policiais e dos agentes de segurança.




Com os investimentos foram percebidos já no ano de 2019 uma queda na taxa de homicídios, isso foi o que divulgou o Portal de notícias da Globo, o G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência que faz parte da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Entretanto, vale salientar que as taxas ainda indicam que o Brasil está entre um dos mais violentos do mundo e há muito o que se fazer. Portanto, se você gosta da área de segurança pública e quer ingressar nessa carreira, fique atento ao quadro de vagas para Polícia Militar do Estado de São Paulo que foi autorizado neste último sábado (25).


Quais são os cargos disponíveis?

As vagas autorizadas são para os cargos de nível médio e superior, são ao todo 5.600 vagas para os cargos de oficial, tenente e soldado. As vagas em maior número são para soldados PM da segunda classe, foram publicadas no Diário Oficial da União 5.400 vagas. Para os candidatos com nível superior foram dispostas 2 vagas para tenente veterinário, 6 vagas para tenente farmacêutico, 26 para tenente dentista e para tenente médico da PM são 41 oportunidades.

Com escolaridade em nível médio, os candidatos também poderão se inscrever para o cargo de alunos oficial da Polícia Militar de São Paulo, para esta opção foram divulgadas 130 vagas.

Vale salientar, que para o cargo de Soldado da PM-SP, os candidatos devem ter carteira de Habilitação Nacional nas categorias B e E.

No caso das 130 vagas para alunos da PM, a remuneração inicial é de R$ 3.116,76, depois de ser aprovado na etapa do estágio probatório, o valor somará mais de seis mil reais.

Como participar do concurso da PM de São Paulo?

Ainda não houve a publicação do edital, mas certamente as inscrições deverão ocorrer pelo site da banca organizadora do certame, exclusivamente pela internet.

Dicas para os candidatos:

É imprescindível que os candidatos interessados e ingressar na carreira de Polícia tenham em mente alguns critérios que devem ser preenchidos, um deles é a altura, sendo de no mínimo 1,55m para mulheres e de 1,60m para homens.

Estar entre a idade permitida para o ingresso na PM SP é importante e não ficar no padrão descrito no edital já elimina o candidato. As vagas são destinadas aos candidatos que possuam entre 18 e 30 anos no momento da convocação.

Por isso, jovens de 17 anos que completarão 18 até o mês de dezembro de 2020 poderão realizar a inscrição para concorrer às vagas.

Outro ponto importante é estudar o edital e se preparar fisicamente para a prova física. O TAF é sem dúvidas uma das etapas mais difíceis no processo de seleção para concursos da área de segurança pública.

Há casos em que os candidatos conseguem a aprovação na prova objetiva mas acabam não obtendo sucesso no Teste de Aptidão Física, e com isso sendo eliminados.

Para preparação da prova objetiva, o candidato deve responder questões anteriores da banca e do cargo para o qual deseja concorrer. Lembrando que o último concurso ocorreu em 2019, as questões foram elaboradas com foco nas disciplinas de Português, matemática, informática, administração pública e conhecimentos gerais.

Por Raiza Pereira da Silva

Concurso

Comentários