Concurso Prefeitura de Curitiba 2019 – Professor de Educação Infantil





Seleção conta com 256 vagas. Prazo de inscrições se encerra no dia 5 de agosto de 2019.

Novo concurso público, de grande importância, está oficialmente aberto, nesse segundo semestre de 2019.

Trata-se da abertura do período de inscrições para o novo certame que proverá cargos na Prefeitura de Curitiba, capital do Estado do Paraná, no último dia 30 de julho, o qual tem por meta o preenchimento de 256 postos de trabalho temporários, na função de professor em educação infantil.




Estão aptos a participar todas as pessoas que possuam formação docente ou que possuam formação acadêmica a partir do ensino médio dentro da modalidade normal, em magistério. Este é um tipo de carreira cuja remuneração inicial está em 2.372 reais, dentro do cumprimento de uma jornada de 40 horas por semana.

Todas as pessoas contratadas deverão atuar em Centros Municipais de Educação Infantil, ou CMEIs, por meio de contrato que será válido por um ano, abrindo possibilidade de prorrogação do vínculo por até mais um, conforme o critério do município.


Todas as pessoas interessadas deverão cadastrar inscrição em um prazo que finaliza no dia 5 deste mês de agosto, por meio de acesso ao seguinte site: https://concursos.curitiba.pr.gov.br. Neste caso, não será cobrada qualquer taxa de inscrição, para participar do processo seletivo.

Sobre este novo certame para o provimento de cargos na Prefeitura Curitiba, na seleção de novos servidores, seguem as informações:

Este é um tipo de processo de seleção que será realizado por meio da rigorosa avaliação sobre os títulos, diploma, e sobre o tempo registrado de serviço, dentro dos padrões de base, escorado nos dados precisos e que deverão ser apresentados no ato de registro de inscrição.

Assim que for divulgado o resultado final das avaliações, que está agendado para o dia 15 deste mês de agosto, todas as pessoas selecionadas serão convocadas para a entrega definitiva dos necessários documentos que comprovam sua formação.

Todos os futuros candidatos poderão solucionar eventuais dúvidas, ou mesmo obter mais dados necessários sobre este novo concurso público, por meio da central de atendimento, no número 156, cujo atendimento se dá entre segunda-feira e sábado, entre às 9h e às 18 horas.

Breve histórico sobre a Prefeitura de Curitiba:

Em todo o território brasileiro, na atualidade, estão estabelecidas 5.570 prefeituras, nos principais municípios existentes nos 26 Estados da União, junto ao Distrito Federal. Todo município consiste em uma circunscrição oficial e territorial, plenamente dotada de uma personalidade jurídica, detentora de limitada autonomia administrativa, constituindo, deste modo, uma unidade em menor escala, com autonomia, dentro de toda a Federação. Portanto, uma prefeitura constitui uma pequena unidade de poder executivo no município.

O vocábulo prefeitura é muito antigo e, ao longo do tempo, foi adquirindo mais significados, porém, tecnicamente e basicamente designa o estabelecimento o qual está instalado a sede oficial de governo municipal. Outro título pelo qual se designa uma sede de prefeitura é o de “paço municipal”, no qual está instalado o gabinete da autoridade do prefeito.

Portanto, a instituição que constitui a prefeitura, com o seu encarregado maior, que é o próprio prefeito, consiste em setor relativamente novo em toda a história da nação brasileira. Este poder executivo e limitado que é exercido por meio da prefeitura, atualmente, há tempos atrás era tradicionalmente exercido por meio da câmara municipal, junto ao conselho que constitui o departamento de intendência e por meio da própria intendência municipal.

Oficialmente toda prefeitura consiste em um órgão independente, que não necessita de prévia autorização oriunda da administração federal ou autorização de qualquer outro Estado, no sentido de poder realizar qualquer um de seus certames públicos, cuja meta está no preenchimento de cargos na própria unidade ou nas demais secretarias atreladas á mesma instituição.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários