Concurso Prefeitura de Fortaleza 2020 CE – Vagas, Inscrição, Provas





Seleção oferece 176 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março de 2020.

Novo certame público, de alta categoria, está em curso neste início de primeiro semestre de ano de 2020.

Foi publicado na última quinta-feira, dia cinco (5) do mês de março de 2020, o documento de edital que abre, oficialmente, o novo concurso público. Em realidade serão três editais destinados ao processo de seleção que proverão cargos efetivos na Prefeitura da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.




O total de postos efetivos a serem preenchidos nesse processo seletivo é de 176 cadeiras, destinadas a funções variadas no quadro de servidores.

O período de cadastro de inscrição se estenderá, no máximo, até o dia 29 deste mesmo mês de março de 2020, devendo ser efetuado, somente, via internet, por meio do site oficial da banca organizadora deste novo concurso, no caso, acesso o seguinte link: http://concursos.fortaleza.ce.gov.br.


Assim que o cadastro estiver efetivado, cada futuro candidato terá o dever de fazer imprimir a folha de boleto que contém o valor necessário da taxa de inscrição. No caso, essa mesma taxa, conforme o nível do cargo a ser disputado, vai variar entre 95 e 240 reais. Assim que o boleto estiver quitado, a participação do candidato estará definitivamente registrada.

A distribuição dos cargos, conforme o grau de escolaridade dos candidatos, segue o seguinte critério:

Para cargos na função de técnico em higiene dental, serão cinco (5) postos efetivos e na função de técnico em imobilização ortopédica serão disponibilizados em torno de 20 postos. Atenção: estes cargos exigem pelo menos, o respectivo curso técnico específico de cada área. O vencimento inicial está em 947 reais.

Os cargos que exigem graduação em nível superior são os seguintes:

Cargos na função de advogado, com três postos efetivos; na função de cirurgião dentista, com dois postos efetivos; na função de enfermeiro, com 87 postos efetivos; na função de fonoaudiólogo, com seis postos efetivos; na função de psicólogo hospitalar, com 12 postos efetivos; na função de psicólogo organizacional, com três postos efetivos, e na função de médico nas suas diversas especialidades, com 38 postos. Neste caso, conforme o grau do cargo o valor do vencimento inicial está entre 1.330 e 3.405 reais.

Sobre o itinerário de prova e demais etapas deste novo certame da Prefeitura de Fortaleza, seguem as informações:

Todas as pessoas inscritas nesse processo seletivo, para cargos na Prefeitura da cidade de Fortaleza, passarão por avaliações via caderno de prova objetiva, que será ministrado em caráter eliminatório e classificatório. Esta mesma prova consistirá em um bloco de papel contendo questões de tipo múltipla escolha, as quais versarão sobre um conteúdo programático bastante básico e essencial: em matéria de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos.

A prova objetiva será ministrada entre os dias 19 e 26 do próximo mês de abril de 2020. Todos os locais e os horários serão comunicados mais à frente, por meio do documento de edital para convocação, que será publicado oficialmente pela própria banca organizadora.

Sumarizando:

Concurso para provimento de cargos na Prefeitura da cidade de Fortaleza; serão disponibilizados em torno de 176 postos efetivos; os valores da taxa de inscrição estão entre 95 e 240 reais; os principais cargos são para as funções de Advogado, de Técnico e de Enfermeiro. Área de atuação: na Judiciária, na área de Jurídica, na de Saúde; graus de escolaridade exigidos: em nível de Ensino Técnico e de Ensino Superior; os vencimentos estão entre 947 e 3.405 reais; a banca organizadora está sob a responsabilidade da instituição IMPARH, e os postos serão lotados na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários