Concurso Previsto PC DF 2019 – Vagas





O certame da Polícia Civil do Distrito Federal está previsto para acontecer e poderá ofertar 1,8 mil vagas para os cargos de Agente Policial e Escrivão de Polícia.

Foi anunciado que, logo em breve, o edital para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal será divulgado. Enquanto isso, acredita-se que serão disponibilizadas 1.800 vagas, sendo que 1.500 vagas são para Agente Policial e as outras 300 para o cargo de Escrivão de Polícia.

Para os concurseiros de plantão, a expectativa para a abertura do edital para o concurso público da PC-DF está enorme. Como já foi mencionado anteriormente, os cargos ofertados são para Agente Policial e Escrivão.




Sabe-se que, no dia 22 de julho, o processo para estabelecer o novo concurso público registrou uma nova movimentação. Isso porque, o último documento divulgado indica que os trâmites no Gabinete do Departamento de Administração Geral já foram concluídos.

De acordo a entrevista cedida ao programa CB Poder, no dia 22 do mês de Julho, Anderson Torres, Secretário de Segurança, se pronunciou dizendo que o governo irá lançar dois editais: um edital para Escrivão e o outro edital para Agente de Polícia. Ele afirmou ainda que está tudo pronto para que o concurso da Polícia Civil aconteça, no entanto, o processo esbarra em questões financeiras que estão sendo tratadas com a Secretaria da Fazenda.


Tendo isso em vista, a situação do concurso público é a seguinte: o certame da Polícia Civil do Distrito Federal está previsto para acontecer. Contudo, com a falta de recursos financeiros, a banca organizadora ainda não pode ser definida. Com base nisso, ainda não há data oficial para os prazos de inscrições, bem como o preço das taxas de inscrições e as datas das provas só poderão ser definidas oficialmente, assim que o edital for publicado.

Desse modo, o que se sabe até momento, pois já foi confirmado pelo Secretário de Segurança, é que o concurso oferece 1.800 oportunidades de emprego (1.500 para Agente Policial e 300 para Escrivão), e para participar da seleção, os candidatos participantes devem possuir formação de nível superior, especialmente em Direito e as estimativas realizadas são a de que os trabalhadores podem contar com uma remuneração de até R$ 8.285.

O grande objetivo de realizar esse concurso público, é aumentar a segurança pública para a população do Distrito Federal. Desse modo, vão ser ofertadas 1.800 vagas, para ajudar na defesa e segurança dos cidadãos. No entanto, ainda assim, acredita-se que a corporação enfrentará um déficit. Por isso, se o leitor está procurando fazer um concurso público para Escrivão ou Agente de Polícia, ou conhece alguém que possui esse desejo, esse é o grande momento. Dessa forma, não deixe de acompanhar as informações abaixo, que foram reunidas com o intuito de dar um norte aos candidatos e com isso, ajudá-los a prosseguir nessa meta de aprovação.

Para quem não sabe, o Agente de Polícia apresenta diversas funções, que necessitam de uma formação superior. Desse modo, é de responsabilidade do Agente realizar a investigação tanto de atos quanto fatos que podem indicar a uma infração penal; prestar assistência à autoridade policial durante o cumprimento de atividades de polícia judiciária; estar à frente coordenando e executando operações de cunho policial ou que seja de necessidade de segurança pública.

Já o Escrivão também executa funções que precisam de formação superior, pois tem o dever de cumprir com algumas formalidades legais relacionadas a polícia judiciária. Sendo assim, o seu trabalho é cercado por processos administrativos, análise e responsabilidade de inquéritos, auxílio em serviços de cartórios, prestar apoio às autoridades da polícia, além de executar outras funções que estão relacionadas ao cargo.
Então, se o leitor está interessado em participar desse novo concurso público, fique atento às novas informações que devem surgir nos próximos meses, para isso, não deixe de estar sempre informado e buscando novas atualizações sobre esse certame que ainda tramita para acontecer.

Por Ana Paula Oliveira Coimbra

Concurso PC

Comentários