Concurso Procon-MA 2018 – Previsão





Seleção deverá ofertar 51 vagas.

O Procon do Maranhão deve realizar, em breve, um concurso público novo, com o intuito de selecionar e admitir cerca de 51 novos funcionários.

É isso mesmo! O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do estado do Maranhão deve abrir aproximadamente 50 novas oportunidades de emprego neste primeiro semestre de 2018. Tudo isso deve acontecer por meio de um processo seletivo que beneficiará pessoas com diferentes níveis de escolaridade, isto é, tanto aqueles que possuem o ensino médio concluído quanto aqueles que possuem nível superior.




As remunerações podem variar de acordo com a função que cada profissional deve executar em seu cargo, assim como o nível de escolaridade que cada candidato possua. Dessa forma, ainda não é possível afirmar com precisão qual será o salário atribuído a cada cargo, até porque, informações como essas, geralmente são fornecidas em editais. No entanto, estima-se que, em média, a remuneração no início da carreira pode chegar a até R$ 4.000,00.

Vale ressaltar ainda que serão oferecidas 51 vagas de emprego, que devem ser preenchidas de imediato, isto é, assim que o processo seletivo for homologado. Isso não significa que outros participantes do certame que ficaram em posições de excedente não possam ser chamados para as algumas dessas vagas. Isso porque, os demais inscritos podem fazer parte do cadastro de reservas do Procon.


O anúncio referente a esse certame aconteceu dia 29, segunda-feira dessa semana. Durante a divulgação, o responsável por dar a boa notícia ressaltou ainda que das 51 novas oportunidades de emprego ofertadas, cerca de 11 serão destinadas aos cargos de conciliadores, isto é, os profissionais encarregados de analisar os processos movidos pelos compradores contra as lojas e empresas e julgar cada situação com o intuito de servir de ponte para que ambas as partes consigam chegar em um acordo que seja justo. Já as outras 40 vagas são para cargos de auxiliar de serviços.

Ficou interessado em concorrer à uma das vagas para auxiliar de serviços? Pois bem, é muito simples, a única exigência realizada é a de que o candidato tenha terminado o ensino fundamental. Por outro lado, para se inscrever e disputar para uma das vagas na área de conciliador, é preciso que o candidato com interesse possua formação superior no curso de Direito.

Como a divulgação do novo processo seletivo ainda é algo recente, sabe-se que há um longo caminho a ser percorrido até que o certame possa realmente ser executado, como seleção da banca organizadora, montagem e publicação do edital, entre outros processos burocráticos. No entanto, de acordo com o Procon do Maranhão, o principal objetivo da realização de tal processo seletivo deve-se ao fato de que, no momento, a instituição funciona com um número de servidores muito inferior a real demanda de serviços, o que, por consequência, acaba acumulando processos e fazendo com que haja uma grande demora para que tudo possa ser resolvido.

Estima-se que haverão muitos interessados em participar do processo seletivo. Por isso, caso o leitor seja um deles ou conhece alguém que possa manifestar vontade em realizar a prova, não se esqueça de estar bem preparado para o grande dia, já que, a quantidade de candidatos para o número de vagas ofertadas deve ser bem alto.

O fato é que os concursos públicos e processos seletivos estão se tornando cada dia mais concorridos e difíceis. Isso porque, não é surpresa para ninguém que o Brasil passa por uma crise sistêmica, tanto no cenário político quanto econômico. Dessa forma, por todo o território brasileiro há milhares de pessoas desempregadas, que passaram a ver nos estudos e principalmente, nos concursos públicos, a oportunidade certa de conquistar certa estabilidade financeira e estabilidade profissional.

Ana Paula Oliveira Coimbra

Comentários