Concurso RioSaúde 2020 – Vagas e Inscrição





Prazo de inscrições se encerra no dia 10 de dezembro de 2019.

Está oficialmente anunciado, desde o dia 28 deste mês de novembro, o documento de edital que abre o novo certame público para provimento de cargos na instituição Rio Saúde, que é a Empresa Pública de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, sendo um órgão vinculado à própria prefeitura.

O período de inscrições inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 2 do mês dezembro. Esse processo de seleção disponibilizará em torno de 2.717 postos efetivos.




A distribuição dos cargos seguirá o seguinte critério:

Estão reservados 1.379 cargos para os candidatos que apresentarem certificado de nível médio e os demais 1.338 postos serão destinados às futuras carreiras cuja exigência é de graduação em curso superior.

Os salários iniciais estão entre os valores de 1.293 e 14.705 reais. Remunerações bastante atraentes, sobretudo na atualidade.


Sobre a lotação das vagas, por meio desse novo certame da Rio Saúde, seguem as informações:

Para os cargos que exigem formação acadêmica em ensino médio, as funções a serem preenchidas serão na área de assistente administrativo, com 190 postos efetivos; no setor de auxiliar de suprimentos, com 30 vagas; no setor de técnico de enfermagem, com 1.140 vagas; no setor de técnico de farmácia, com 11 vagas; no setor de técnico na prática de imobilização ortopédica, com seis vagas, e no setor de técnico na saúde bucal, com duas vagas. No caso das três últimas funções citadas, há exigência de formação técnica, do candidato.

Para os cargos que exigem graduação em nível superior, as funções a serem preenchidas serão para a área de enfermeiro, com 360 vagas; no setor de enfermeiro obstetra, com 24 vagas; no setor de farmacêutico diarista, com duas vagas; no setor de farmacêutico plantonista, com 14 vagas; no setor de fonoaudiólogo, com 8 vagas; no setor de psicólogo, com 6 vagas; no setor de médico, com 222, e no setor de médico especialista nas seguintes áreas: na função de anestesiologia, com 100 postos, na função de angiologia, com 4 vagas, na função de cardiologia, com 8 vagas, na função de cardiologia pediátrica, com duas vagas, na função de cirurgia pediátrica, com 4 vagas, na função de cirurgia vascular, com 4 vagas, na função de cirurgia geral, com 40 vagas, na função de endocrinologia, com 4 vagas, na função de gastroenterologia, com 8 vagas, na função de infectologia hospitalar, com duas vagas; na função de medicina intensiva adulto, com 70 vagas, na função de nefrologia, com 8 vagas, na função de neurologia, com 8 vagas, na função de neuropediatria, com 4 vagas, na função de ginecologia e de obstetrícia, com 107 vagas, na função de oftalmologia neonatal, com duas vagas, na função de ortopedia e de traumatologia, com 24 vagas, na função de pediatria, com 240 vagas, na função de pneumologia, com 4 vagas, na função de coloproctologia, com 4 vagas, na função de psiquiatria, com 50 vagas, na função de radiologia e de diagnóstico por imagem, com uma vaga, e na função de reumatologia, com 4 vagas.

Qual o procedimento para cadastrar inscrição nesse certame?

Todas as pessoas interessadas em participar, e que preencham os requisitos, precisam saber que o período de cadastro para este concurso da Rio Saúde se estenderá até o dia 10 do mês de dezembro, e a ficha cadastral deverá ser preenchida somente por meio do site da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro: http://www.prefeitura.rio/web/portaldeconcursos.

São duas taxas, dado que são dois níveis acadêmicos. Para nível médio a taxa está estipulada em 100 reais. Para nível superior a taxa está em 120 reais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários