Concurso Sesab 2020 – Vagas de Residência





Seleção oferece 216 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de dezembro de 2019.

Novo concurso em curso está oficialmente aberto, nesse fim de segundo semestre de 2019.

Deste modo, já está aberto o período de inscrições para o novo certame público que proverá cargos na Sesab, ou Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, sendo disponibilizadas em torno de 216 vagas para funções nos programas de residência Uniprofissional e Multiprofissional. Por ser uma espécie de programa profissionalizante, os salários são pagos em forma de bolsa que, neste caso, está no valor de 3.330 reais.




Estão sendo disponibilizados cargos para estudantes universitários já graduados em cursos na área de saúde coletiva; no setor de enfermagem; no setor de odontologia; no setor de serviço social; no setor de nutrição; na área de fisioterapia; na área de psicologia; no setor de farmácia; no setor de fonoaudiologia e no setor de medicina veterinária.

Este é um dos concursos, ou processos seletivo simplificados, mais aguardados nesse ano, considerando a importância dos cargos e a quantidade de pessoas que têm interesse nos mesmos. Essa é uma das melhores chances de acadêmicos formados na área de medicina ingressarem em futuras carreiras bem sucedidas.


Este novo programa, dividido em várias modalidades, está estruturado em uma carga horária específica, que abrange 60 horas por semana, além de exigir muita e exclusiva dedicação. Este processo profissionalizante terá duração oficial de 24 meses, ou dois anos, com exceção do departamento que atende ao setor de cirurgia e de traumatologia tipo buco/maxilo/facial, o qual constitui um programa profissionalizante com duração oficial de 36 meses, ou três anos.

Qual o procedimento a ser adotado para cadastrar a inscrição?

Todas as pessoas interessadas em participar do processo de seleção (concurso Sesab) e que possuam perfis compatíveis com o que é exigido para ocupação de cada cargo, deverão preencher a ficha cadastral até o dia 23 do próximo mês de dezembro de 2019, a qual é efetuada exclusivamente por meio do site oficial da banca organizadora do evento: www.institutoaocp.org.br.

A taxa a ser cobrada está em valor único, estipulado em 64 reais. Valor acessível para quem já se graduou em qualquer curso na área de medicina.

Sobre a banca organizadora:

Este novo processo de seleção está sendo regido e organizado por meio do Instituto AOCP. Portanto, todas as pessoas interessadas em participar, e que possuam eventuais dúvidas sobre o itinerário do mesmo, poderão contatar este mesmo instituto no sentido de se obter mais informações e atualizações, junto à própria banca, via telefone, ligando para o seguinte número: (44) 3013-4900.

Sobre as etapas que compõem esse certame do Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), seguem as informações:

Os cadernos de provas objetivas serão ministrados no dia 12 do mês de janeiro de 2020, na capital (Salvador). O caderno consistirá em um bloco de papel contendo em torno de 50 questões impressas, de tipo múltipla escolha, com conteúdo programático a ser divulgado ainda, embora se possa adiantar que serão questões sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

A etapa seguinte será a necessária apresentação, por parte dos candidatos, dos documentos relacionados à análise dos títulos e dos certificados de graduação.

O resultado definitivo das provas, dos gabaritos e das análises de títulos será divulgado a todos os candidatos a partir do dia 13 do mês de fevereiro de 2020. Todos os candidatos aprovados terão o dever de realizar suas matrículas ao longo do período que compreende os dias 18 e 19 do mesmo mês de fevereiro de 2020. O programa de residentes, suas atividades, será iniciado a partir do dia dois (2) do mês de março de 2020.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários