Concurso TJ-AL 2019 – Vagas e Inscrição





Seleção conta com 212 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 12 de outubro de 2019.

Você mora em Alagoas e está em busca de uma oportunidade de construir carreira no setor de Justiça? Então fique de olho no concurso público aberto pelo Tribunal de Justiça (TJ), que está com 212 vagas, sendo que um terço delas é voltada para remoção, ou seja, para que já está trabalhando e deseja pedir transferência para outra unidade, e o restante para ingresso, sendo que 5% são reservadas para pessoas que são portadoras de necessidades especiais.

As inscrições já estão abertas e os interessados devem ficar atentos pré-requisitos exigidos, aos prazos a serem obedecidos, bem como aos conteúdos que serão cobrados na prova.




Quer saber mais? Confira, neste post mais informações sore o Concurso TJ AL!

Quem pode participar?

Para se inscrever para o concurso é necessário entregar documentos específicos e estar dentro dos requisitos solicitados. Em primeiro lugar, é necessário apresentar a identificação da nacionalidade brasileira e do estado civil, o que deve ser feito a partir da certidão de nascimento ou de casamento.


Os candidatos precisam estar em exercício pleno dos seus direitos civis e políticos, com documentação comprobatória, estar dia com as suas obrigações do serviço militar, quando é do sexo masculino.

Também é preciso comprovar aptidão mental e física para exercer as atribuições do cargo do seu interesse por meio de lado expedido por órgão médico oficial, inexistência de antecedentes criminais ou civis, e o certificado de conclusão de curso de bacharel em Direito, ou certidão de exercício por 10 anos.

Em se tratando dos candidatos para as vagas de remoção é requisitada a certidão de cumprimento do requisito legal e que exerce o cargo por pelo menos dois anos.

Como serão as provas?

O certame será divido em quatro etapas. Primeiramente, é feita a prova objetiva, depois a escrita e prática, em seguida vem a oral e por último é realizado o exame de títulos.

As provas estão previstas para 07 de dezembro para ingresso e 08 de dezembro para remoção. A prova objetiva vai ser composta por questões sobre registros públicos e notarial, direito administrativo, direito constitucional, direito tributário, direito processual civil, direito empresarial, direito processual penal, língua portuguesa e conhecimentos gerais.

Quem passar nessa fase terá que fazer uma prova escrita, quando deverão responder s questões específicas e apresentar uma peça prática de direito. Se você for aprovado é convocado para a prova oral. Por fim, ocorre o exame dos títulos, que visa comprovar se o candidato realmente está apto para assumir o cargo.

Como fazer a sua inscrição?

Para se candidatar para as vagas abertas pelo Concurso TJ AL, você tem que acessar o site da Vunesp, que é a banca organizadora do processo seletivo e é conhecida por aplicar provas com um nível de complexidade médio. A inscrição deve ser feita até o dia 12 de outubro de 2019.

Para tanto, entre na página da banca organizadora, pesquise pelo concurso do seu interesse e faça a sua candidatura, fornecendo os seus dados pessoais e profissionais. Confira se todas as informações estão corretas e clique em ‘’Enviar’’.

A partir daí, será gerada uma taxa de participação no valor de R$ 200,00, que deve ser pago dentro da data de vencimento, do contrário a sua candidatura será invalidada e você não poderá participar da seleção.

As provas deverão ser realizadas na cidade de Maceió, mas os locais de prova ainda não foram divulgados. Portanto, é fundamental ficar atento à divulgação do próximo edital a ser divulgado pela Vunesp que vai convocar os candidatos inscritos e informar o local de aplicação dos testes. Assim, você fica a par de todos acontecimentos do concurso.

Simone de Paula Leal

Comentários