Concurso TJ-PA 2019 – Previsão de Edital





Seleção deverá ofertar vagas para cargos de nível médio e superior.

Novo certame público de grande proporção está prestes a ser oficialmente aberto, neste segundo semestre de 2019.

Trata-se do documento de edital que iniciará o concurso que proverá cargos no TJ-PA, ou Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Este documento está quase pronto, sendo que nele já consta, desde o dia seis deste mesmo mês de setembro, a assinatura que firma o contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, neste caso, o Cebraspe.




O que ainda falta registrar no edital é o número de postos e os cargos que serão preenchidos. Apesar disso, foi divulgado, por via extra-oficial, que o número de vagas a serem disponibilizadas será de, mais ou menos, 172, as quais estão destinadas aos candidatos que possuam nível médio e nível superior de formação acadêmica. Entretanto, ainda não há qualquer confirmação a esse respeito, sendo necessário aguardar a publicação definitiva do documento de edital.

Na atualidade, este mesmo órgão passa por um período de carência, registrando falta de 488 servidores, sendo em torno de 246 cadeiras no cargo de técnico analista judiciário; mais 66 para a função de técnico oficial de justiça, avaliador e mais 176 para a função de auxiliar judiciário.


Portanto, assim que for confirmada quantidade exata de postos a serem disponibilizados, o critério de distribuição será, mais ou menos, o seguinte:

Para quem possui ensino médio estão disponíveis na área de auxiliar judiciário em torno de 17 postos; para a função de técnico em enfermagem, será formado o cadastro reserva de pessoas; cargo na função de programador de computadores, quatro postos; cargo na função de técnico em segurança do trabalho, para cadastro reserva de pessoas, e cargo na função de auxiliar em consultório dentário, com uma vaga.

Para as pessoas que possuem formação em nível superior:

Cargo de analista administrativo, com uma vaga; cargo na função de administração, com uma vaga; cargo na função de analista de sistemas, especialidade de desenvolvimento, com cinco vagas; cargo na função de analista de sistemas, especialidade de suporte, com cinco vagas; cargo na área de arquitetura, para cadastro reserva; cargo na área de ciências contábeis, para cadastro reserva; cargo na área de direito, com 127 vagas; na área de economia, cadastro reserva; na área de enfermagem do trabalho, para cadastro reserva; na área de engenheiro civil, para cadastro reserva; na área de engenharia do trabalho, cadastro reserva; na área de engenharia elétrica, cadastro reserva; na área de estatística, cadastro reserva; na área de fiscal de arrecadação, cadastro reserva; na área de medicina, cadastro reserva; na área de medicina do trabalho, cadastro reserva; na área de medicina psiquiátrica, cadastro reserva; na área de odontologia, cadastro reserva; na área de pedagogia, com seis vagas; na área de psicologia, três vagas; na área de serviço social, duas vagas; na área de enfermagem, cadastro reserva, e na área de oficial de justiça avaliador, cadastro reserva.

Com relação à área de auxiliar o valor da remuneração inicial está em 3.207 reais. Com relação à área de oficial de justiça avaliador, cujo requisito é de nível superior, o valor do salário inicial está em 4.066 reais.

No concurso anterior, o registro de vagas se destinava aos seguintes cargos:

Em nível médio: setor de auxiliar judiciário; de técnico na segurança do trabalho e de técnico em enfermagem.

Em nível superior: setor de oficial de justiça avaliador e em analista judiciário, dentro da área administrativa; de administração; de analista de sistemas, especialidade em desenvolvimento; em analista de sistemas, especialidade de suporte; setor de arquitetura; setor de biblioteconomia; setor de ciências contábeis; setor de comunicação social; área de direito; de economia; de estatística; de enfermagem; setor de engenharia civil; de engenharia do trabalho; de engenharia elétrica; para fiscal de arrecadação; setor de medicina, entre outros.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários