Concurso UFPE 2019 – Vagas para Professor Efetivo





Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto de 2019.

O início do segundo semestre de 2019 está abrindo novas perspectivas de processos seletivos públicos.

Deste modo, já está aberto o período de inscrição dois certames distintos. A partir da última segunda-feira, dia 29 de julho, dois concursos destinados ao provimento de cargos de professor efetivo na Universidade Federal do Estado de Pernambuco, UFPE, estão oficialmente divulgados. No total estão sendo disponibilizadas em torno de 20 postos efetivos nessa área, com remuneração de 9,6 mil reais.




No documento de edital número 57, edição de 2019, estão sendo disponibilizadas nove vagas para a função de professor. Neste caso são três oportunidades disponíveis e reservadas para cargos no Centro de Tecnologia e Geociências, ou CTG; será uma vaga reservada para função no Centro de Ciências da Saúde, ou CCS; serão duas reservadas para função no Centro de Ciências Exatas e Ciências da Natureza, ou CCEN, e mais três vagas reservadas para ocupar função no Centro de Artes e de Comunicação, ou CAC, no município de Recife.

Com relação ao documento de edital número 58, edição de 2019, estão sendo disponibilizadas 11 vagas para a função de professor. Nesse caso, são oito vagas destinadas para função no CTG; são duas vagas para função no Centro Acadêmico do Agreste, ou CAA, na região de Caruaru, e mais uma vaga reservada para função no Centro de Filosofia e de Ciências Humanas, ou CFCH, na própria capital pernambucana.


O procedimento para cadastro de inscrição deverá ser realizado em prazo que se estenderá até o dia 28 do mês de agosto. A taxa está estipulada em 239 reais. Todas as pessoas interessadas em se candidatar poderão usufruir de dois meios para cadastro, sendo ou presencialmente, dirigindo-se às secretarias de diretorias dos próprios Centros Acadêmicos, ou pela via postal, por meio dos documentos solicitados, que deverão ser encaminhados para a diretoria do Centro na qual há posto disponível.

Em cada um dos departamentos ou núcleos, será organizado o necessário cronograma de sequência de provas. Todos os testes têm data previamente agendada para o dia 26 do mês de dezembro, deste mesmo ano de 2019, a partir de anúncio postado no site oficial do orgão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e de Qualidade de Vida.

Sobre a estrutura das provas, seguem as informações:

Todos os candidatos deverão realizar a prova escrita; a prova didática; a prova prática e a chamada defesa de memorial. Esse conjunto de exames será ministrado de modo sucessivo, dentro de um período de 120 dias, que serão contados desde a data do encerramento do cadastro de inscrições, cujos locais, as datas e os horários específicos serão registrados no mesmo cronograma deste concurso público.

O período para preparo do candidato para as provas será bastante longo. Este é um dos melhores concursos realizados neste ano, no Estado de Pernambuco. Portanto, quem está interessado deve aproveitar esse longo período para estudar muito.

Para sumarizar as informações essenciais:

A Universidade Federal do Estado de Pernambuco, ou UFPE, está abrindo oficialmente o período de inscrições para dois certames simultâneos, destinados ao preenchimento de cargo de professor efetivo. As remunerações chegam a 9,6 mil reais.

São dois documentos de edital, os quais totalizam a oferta de 20 postos efetivos, que serão distribuídas no município de Recife e na região de Caruaru. O período de inscrições se estenderá até o dia 28 do mês de agosto, e o cadastro deverá ser preenchido de forma ou por meio de envio postal. A taxa está estipulada em 239 reais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários