Concursos Federais podem abrir mais de 10 mil vagas



Remando na contramão da crise de Covid-19, e buscando equilíbrio devido ao isolamento e suspensão de diversas atividades econômicas, dez órgãos do governo federal, por meio de seus representantes, deram entrada a novas solicitações de certames públicos. Esses mesmos pedidos, oficialmente, foram perpetrados no final do mês de maio deste mesmo ano, e encaminhados ao setor do Ministério da Economia.

Esses pedidos fazem parte do processo de novos contratos, via concurso, que estão sendo incluídos no Orçamento da União. Em sua totalidade, a meta está em disponibilizar mais de 11.171 novos postos, destinados a cargos cujas funções exigem graduação em nível médio e nível superior, no geral. Os vencimentos atingem a escala de 21 mil reais. Os órgãos cujos representantes solicitaram abertura de concursos são os seguintes:



O Banco Central; o departamento da Polícia Rodoviária Federal; a Receita Federal; a Secretaria do Tesouro Nacional e o setor de Controladoria Geral da União, entre outros.

Entretanto, esses pedidos se destinam ao preenchimento de postos para cargos que já existem no quadro dos servidores dos órgãos acima citados, os quais estão vagos por diversas causas: Devido ao falecimento de algum funcionário; aposentadoria compulsória ou resultante de demissão voluntária.



Portanto, se trata de promover novos concursos que pretendem apenas preencher vagas existentes e não criar novos setores. Deste modo, esses processos seletivos estão fora do controle da chamada Lei de Socorro aos Estados e Cidades, devido à recente proibição de criação de novas vagas. Essa proibição atinge a todos os Estados da União.

Conforme o que foi anunciado pela Associação de Apoio aos Certames e Exames, ou, Aconexa, existe uma ampla e positiva perspectiva de abertura de novos concursos para este ano, e ainda mais para o ano de 2021.

É importante destacar aqui alguns órgãos que serão agraciados com preenchimento de vagas:

O próximo certame para cargos na Polícia Rodoviária Federal. Será liberada a disponibilização de, mais ou menos, 2.634 postos na função de policial. Esse concurso segue em análise, por meio do Ministério da Economia. A remuneração chega a 10.357 reais. Os futuros candidatos deverão apresentar certificado de nível superior e CNH.

O certame para provimento de cargos na Secretaria do Tesouro Nacional tem por meta disponibilizar até 120 postos, destinados a cargos na função de auditor federal. A remuneração atinge o valor de 20 mil reais. Outro certame em pauta é o que preencherá cargos no setor da Controladoria Geral da União, embora o número de postos ainda não tenha sido anunciado. Entretanto, é reconhecido que existe uma carência de mais de três mil servidores no mesmo.

Para o órgão da Receita Federal, a solicitação foi registrada no ano passado (2019), estando incluída no orçamento deste ano. Mas, segundo consta, não há certeza de que será realizado processo de seleção nesse departamento.

Ainda que os pedidos estejam em análise, há urgência de contratações, dado que o governo federal necessita engrossar a arrecadação na União. Existe a possibilidade de que mais 3.314 vagas sejam disponibilizadas para as seguintes funções: cargo de analista tributário; cargo de auditor fiscal; cargo de analista técnico administrativo e de assistente em técnico administrativo. Neste caso, as remunerações estão entre 4.137 e 21.029 reais.

Gestores do setor da Polícia Federal registraram solicitação de concurso há mais tempo, e ainda aguardam a definitiva autorização. Provavelmente, as instituições que efetuaram o pedido antes, serão as primeiras a serem atendidas. Devido aos contratempos e prorrogações resultantes da pandemia, a maioria dos concursos aqui descrita será realizada no ano de 2021. Os órgãos não precisam da autorização do Ministério da Economia para abrirem processos seletivos, porém, necessitam de aval do mesmo setor para liberação de verbas básicas que permitem efetuar as contrações.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *