Consulplan – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova





Conheça aqui um pouco mais sobre o perfil e estilo da prova da Consulplan.

A situação atual do mercado de trabalho nacional faz com que uma grande diversidade de pessoas busquem a aprovação em concursos para conseguir adquirir a estabilidade e bons rendimentos relacionados com o trabalho no serviço público, sendo que esta pretensão exige muito estudo e dedicação.

Além de se concentrar para conseguir estudar todo o conteúdo programático exigido pelo edital do concurso, é importante conhecer o estilo e principais aspectos relacionados com a banca organizadora da seleção escolhida sendo que uma das principais na atualidade se refere à Consulplan.




Conheça um pouco da organizadora Consulplan

A Consulplan é considerada na atualidade como a maior banca organizadora privada de concursos públicos e avaliações educacionais variadas. Com sede na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, a empresa tem como diferencial a sua estrutura organizacional para executar todas as fases relacionadas com um concurso específico.

Esta banca organizadora já foi responsável por concursos públicos em todos os municípios do Brasil, atendendo aos mais variados tipos de órgãos que variam desde Prefeituras Municipais, Conselhos Regionais, Governos Estaduais, Órgãos Federais bem como Universidades diversificadas.


Além da responsabilidade geral por um determinado concurso público ou processo seletivo, a Consulplan ainda realiza serviços variados neste ramo como:

· Avaliações educacionais: vestibulares, avaliações de desempenho, exames de competências e outros para entidades diferenciadas no ramo da educação.

· Serviços para apoio e assessoria educacional generalizada

· Digitalização de documentos

· Logística para transporte de materiais educacionais

· Organização de etapas variadas para outras bancas organizadoras de concurso que não tenham estrutura completa

Orientações de estudos para provas da organizadora Consulplan

Assim como em todas as outras bancas organizadoras, existem alguns aspectos na sua organização de provas para concursos públicos que diferenciam as avaliações desta empresa e que precisam ser conhecidas para um bom desempenho dos candidatos.

Com relação ao conteúdo programático delimitado para as provas feitas pela Consulplan, esta empresa tem o costume de cobrar em suas questões todos os itens informados os quais são cobrados em questões estruturadas de forma objetiva e direta com um entendimento fácil das exigências que são feitas.

É preciso que os candidatos que irão fazer uma prova elaborada pela Consulplan busquem potencializar a sua memorização dos conteúdos, já que informações abordadas em livros ou materiais didáticos variados costumam ser cobrados em sua integralidade por esta banca organizadora analisada.

Por outro lado, ocorre uma exigência maior da capacidade de interpretação dos candidatos em uma prova feita pela Consulplan, já que a presença de figuras ilustrativas ou esquemas ocorre em uma proporção muito pequena nas avaliações desta empresa analisada.

Uma das maiores distinções relacionadas com as provas da Consulplan para certames públicos se relaciona com a Língua Portuguesa na qual são encontrados textos curtos geralmente provenientes de jornais ou revistas com questões que apresentam clareza e pertinência às discussões mais atuais.

Quando se pensa em questões sobre direito e legislação, a Consulplan tem o costume de adotar a chamada utilização da “Lei Seca”, com a cobrança dos enunciados literais presentes tanto na Constituição Federal como em leis ordinárias sem a exigência de aspectos relacionados à doutrina ou jurisprudência em vigor.

Além disso, os conteúdos relacionados à Informática que são apresentados nas provas sob a responsabilidade da Consulplan possuem um nível de exigência baixo, sendo consideradas, por isso, fáceis com a abordagem de pontos mais práticos no manuseio diário que se exige de programas em um computador.

Conclusão

Assim, através do conhecimento relacionado à banca organizadora de concursos Consulplan, é possível que você, enquanto candidato, faça seus estudos com uma melhor orientação que vai garantir resultados mais eficientes rumo à sua aprovação em um cargo na administração pública.

Ana Camila Neves Morais

Comentários