Diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo



Saiba as principais diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo.

Muitas pessoas já ouviram falar de Concurso e Processo Seletivo. Porém, nem todos sabem a real diferença entre as duas modalidades. Com a busca por uma oportunidade de emprego, muitas pessoas podem se deparar com essas duas modalidades estampadas em um jornal ou até mesmo em um Outdoor no centro de uma grande cidade. E é justamente sobre essas duas oportunidades que vamos tratar neste artigo. Certamente que as informações passadas aqui, vão ajudar a mudar a visão de algumas pessoas. Veja abaixo a diferença entre um e outro.

Entenda agora o que é um concurso público

A oportunidade de concurso público é oferecida com o objetivo de preencher os cargos públicos de maneira efetiva. Os cargos efetivos são aqueles que ficaram vagos pelas seguintes razões: falecimento, aposentaria ou afastamentos definitivos por alguma questão particular. Para participar de algum concurso, o candidato precisa fazer sua inscrição e estar apto a algumas regras exigidas pelo edital.



Hoje em dia existem muitas oportunidades de concurso público, e elas são para diferentes setores e cargos. O concurso público funciona como um emprego formal com garantia. Ou seja, o profissional não corre o risco de ser demitido, como acontece em empregos formais. A não ser que se quebre uma regra muito importante ou cometa algum crime.

Entenda agora o que é processo seletivo

O processo seletivo é a forma mais usada por quase todas as empresas. Essa é uma técnica usada para selecionar os novos candidatos que vão ser selecionados para ocuparem as vagas abertas da empresa. Porém, existem muitos tipos de processos seletivos. Eles podem ser bem simples ou até mesmo mais complexos. De fato, ele sempre vai fazer parte do processo de contratação, pois essa é a única forma da empresa conhecer melhor os candidatos e analisar os perfis com calma.



Quem é chamado para participar do processo seletivo de alguma empresa, deve sim comemorar, pois com essa crise no país, ter a oportunidade de disputar uma vaga é um grande progresso. O processo seletivo não oferece um emprego seguro, porém, já é uma oportunidade de ter uma renda e pagar as contas no final do mês.

Para participar do concurso público é preciso pagar?

Sim. Todos os concursos públicos têm uma taxa de inscrição. Elas variam de acordo com o concurso e nível de escolaridade. Quanto maior for a remuneração, maior será a taxa cobrada. Vale lembrar que alguns concursos possuem a oportunidade de isenção de pagamento. É preciso seguir as regras para consegui-la. Porém, nem todos que tentam conseguem.

Para participar do processo seletivo é preciso pagar?

Não. As empresas não podem e nem devem cobrar por participação em processo seletivo. E, por isso, os candidatos devem ficar atentos a isso e não cair em nenhum golpe. Como as empresas não podem oferecer nenhum emprego seguro, como em um concurso público, elas não devem cobrar nenhum tipo de taxa, mesmo que ela seja baixa.

Qual a melhor opção?

A melhor opção vai depender do que se deseja. Se o intuito for conseguir um emprego sólido e com ótimo salário, a melhor opção será o concurso público. Mas, para conseguir ser aprovado é necessário se preparar bastante. Isso inclui estudar todos os dias por pelo menos três horas, e se emprenhar para tirar uma nota boa e que permita ficar na classificação.

Quem deseja apenas um emprego e não quer estudar e disputar uma vaga com tantos candidatos assim, deve optar pelo processo seletivo de um emprego convencional. O que também pode resultar em um bom emprego e com salário acima da média. A única coisa que não tem é a garantia de um emprego para a vida toda.

Escolha a sua melhor opção e boa sorte!

Por Cristiane Amaral

Concursos e Processo Seletivo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *