Fundação Universa – Perfil da Banca Organizadora, Estilo da Prova





Conheça aqui um pouco mais sobre a Fundação Universa e o seu estilo de prova.

O que são as Bancas de Prova:

As “bancas de prova” são as empresas responsáveis para realização das questões presentes em concursos públicos. O órgão público que contrata os servidores normalmente não é o responsável pela realização das provas, salvo em casos de vestibulares. Isso ocorre para evitar fraudes e, também, pelo fato desses órgãos públicos não possuírem o know how (expertise) para o desempenho dessa função.

Cada banca adota um estilo de provas e questões, então, é necessário que o candidato esteja atento a qual banca será responsável pela realização do concurso público que pretende pleitear.




A Fundação Universa:

Uma banca que volta e meia aparece nos editais de concursos públicos é a Fundação Universa. A Fundação Universa é uma empresa privada sem fins lucrativos, ela foi criada na década de 90 pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, possui sede no Distrito Federal e outras unidades no Rio de Janeiro, Tocantins e Minas Gerais.

A Fundação Universa possui um banco de questões e o candidato deve estar atento às provas antigas. Isso porque a banca frequentemente usa uma seleção de perguntas e alternativas bastante parecidas. Alteram-se somente algumas palavras e ou a ordem das alternativas.


A banca da Fundação Universa atua em concursos de escala regional, estadual e nacional. No caso dos concursos nacionais, ela aplica provas simultâneas em mais de uma localidade, por exemplo, nas capitais de cada estado. O propósito da banca é sempre seguir diretrizes de transparência na realização dos seus concursos. Essa é uma parte fundamental das bancas: elas precisam garantir uma competição justa, sem que alguns candidatos tenham acesso privilegiado às questões antes da prova.

O conteúdo discriminado pode ser conferido nos editais. É importante que o candidato leia essa parte dos editais na hora de realizar seu plano de estudo.

Como são as provas e as questões da Fundação Universa:

As provas são de múltipla escolha. Normalmente possuem quatro alternativas, sendo que uma delas é a correta. As questões, como dito acima, são oriundas de um banco bastante abrangente. No entanto, muitas vezes se notam questões bastante similares. Por isso, fazer as provas antigas é mais do que necessário quando for fazer um concurso cuja banca responsável seja a Fundação Universa.

Ler o edital na parte que indica como se dará a pontuação de cada acerto também é imprescindível. Algumas vezes podem existir conteúdos com pesos diferenciados. Assim, o candidato deve ter mais atenção na hora de realizar as questões cujo peso é maior.

Como de costume nos concursos públicos, a Fundação Universa também adota o mínimo de acertos que categoriza os candidatos como aprovados ou eliminados. A classificação “aprovado” não significa que você garantiu sua vaga, somente é uma sinalização que você ainda continua concorrendo. Após a aprovação os candidatos são postos em uma lista organizada pela maior e menor pontuação.

Em cada concurso há as vagas para preenchimento imediato e o cadastro reserva. O cadastro reserva consiste nas convocações que ocorrerão no decorrer da validade do concurso. Normalmente a validade dura dois anos, com prazo que pode ser prorrogado para mais um ano.

Alguns concursos que já foram realizados pela Fundação Universa:

Veja abaixo alguns concursos cuja banca da Fundação Universa foi responsável pela realização das provas e seleção das questões.

– Concurso da Casa da Moeda do Brasil.

-Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

– Secretaria do Estado de Minas Gerais de Administração Pública.

– DETRAN

– Banco do Brasil (em caráter nacional).

– Agência Nacional das Águas.

– Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.

– Concurso Nacional da Caixa Econômica Federal.

Maiores Informações:

Para maiores informações é possível acessar o site da Fundação Universa. Lá você encontra os editais dos concursos abertos, as provas anteriores e até simulados. A Fundação Universa também possui MBA e Pós Graduação. Você pode acessar o site através desse link aqui.

Lembre-se!

Não basta somente estudar a banca para realizar um concurso público. É preciso ter uma boa estratégia de estudo e foco, para isso, existem muitas informações e cursos disponíveis online. Vencer através dos estudos é uma das formas mais nobres de vitória. Muita disciplina, muita resiliência e muita persistência.

Bons Estudos!

Matheus Gribler.

Comentários