Novo Concurso da Alerj – Edital previsto para 2020





Oportunidades ofertadas deverão ser para os cargos de Procurador e Especialista.

Novo certame público, para altos cargos, está em trâmite e terá o documento de edital publicado no início de 2020.

Trata-se do concurso para cargos na Alerj, ou Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Esse processo de seleção faz parte do projeto destinado à lei do orçamento correspondente ao ano que se avizinha. Todas as informações relativas aos cargos e aos postos efetivos serão anunciadas em data a ser definida, e devidamente atualizadas aqui no site.




Aqui estão sendo antecipadas algumas informações sumárias para chamar a atenção das pessoas interessadas em ingressar no quadro de servidores do órgão.

É muito importante fazer recordar que a casa da Assembleia, naquele Estado, ainda está com mais dois certames dentro da validade, os quais foram recentemente prorrogados. São estes: para especialista legislativo, até 2021 e para o cargo de procurador, até o ano de 2022.


O histórico do último certame público realizado para provimento de cargos na Alerj registrou o seguinte:

Aquele concurso proveu cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e foi realizado no ano de 2016. Trata-se de certame que contou, como banca organizadora, com a Fundação Getúlio Vargas, ou FGV.

Foram disponibilizados em torno de 44 postos efetivos, dos quais 40 estavam previamente reservados para cargos na carreira de especialista, a serem ocupados nos mais diversos setores de atuação, sendo os demais quatro cargos destinados à função de procurador. Ambos os cargos exigem graduação ao nível superior nas áreas a que se destinam.

Com relação ao cargo de especialista, aquele processo de seleção foi realizado por meio do seguinte itinerário de testes: Iniciou com a prova objetiva e com as necessárias provas práticas. Neste caso, a sequência de exames foi mais simples.

Com relação aos cargos de procurador, aquele processo de seleção foi realizado por meio do seguinte itinerário de testes: Iniciou com a prova objetiva, que foram seguidas das provas discursivas; depois foram realizados os testes em avaliação oral e a necessária análise sobre os títulos.

Este é um dos concursos públicos mais aguardados no Estado do Rio de Janeiro, portanto, todas as pessoas interessadas devem manter-se atentas. O histórico do concurso passado está aqui sendo apresentado como modelo de estudo, considerando que a estrutura do próximo certame será, mais ou menos, a mesma, sendo os cargos os mesmos.

Com relação aos conteúdos programáticos, seguem as informações:

Com relação ao cargo na área de especialista, o conteúdo programático abrangeu matérias como a de língua portuguesa; conteúdos em noções de direito público; em noções sobre o regimento interno do Poder Legislativo e mais os necessários conhecimentos específicos, junto das atualidades.

Com relação ao cargo de procurador, o conteúdo programático em matéria de língua portuguesa; em matéria de direito administrativo; em matéria de direito constitucional; em matéria de direito financeiro e de direito tributário; em matéria de direito ambiental; em matéria de direito eleitoral; em matéria de direito previdenciário; em matéria de direito civil e direito empresarial; em matéria de direito processual civil; em matéria de direito penal e direito processual penal e na área de noções em regimento interno do poder legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

É necessário aguardar mais atualizações e o leitor pode contar com nosso site, que está sempre divulgando matérias em primeira mão. Se o certame da Alerj está previsto para o início do ano 2020, em breve todos terão mais notícias. Vale a pena conferir essas que aí estão.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários