Novo Concurso da PM-TO 2019 – Previsão





Certame deverá ofertar 1.000 vagas de emprego.

Novo concurso está próximo de ser iniciado. Trata-se do processo de seleção que será realizado para o provimento de cargos efetivos no departamento de Polícia Militar do Estado do Tocantins.

Este será o próximo concurso para a PM/TO. O cargo a ser preenchido é de soldado, e o processo de seleção deverá ser iniciado nos próximos meses. Este mesmo concurso havia sido suspenso, no início deste ano, por ordem de autoridade superior, entretanto, o comandante-geral da própria corporação fez anunciar, desde a última quinta-feira, dia 24 deste mês de outubro, ao longo de uma sessão solene realizada na Assembléia Legislativa.




Nessa sessão, o governador do Estado anunciou a definitiva autorização para se estruturar a realizar o próximo processo de seleção, o qual tem por meta o preenchimento de 1.000 postos efetivos. Mesmo assim, até o presente momento, após a sessão acima citada, nada mais foi divulgado. Portanto, ainda não há uma previsão mais certeira sobre a data provável de início do evento, embora se tenha um mínimo de intuição, levando em conta a fala do governador, de que se dê entre o final de 2019 ou início de 2020.

É necessário que todas as pessoas interessadas se mantenham atentas às próximas atualizações, que serão, em breve, comunicadas pelas redes sociais.


Quais são os requisitos?

Toda pessoa interessada em participar deste certame deverá, além de residir no Estado de Tocantins, apresentar diploma de ensino médio; estar em idade entre 18 e 30 anos; a altura mínima é de 1,65 metros para os candidatos do sexo masculino e de 1,60 metros para candidatos do sexo feminino. O valor da remuneração inicial desta categoria está em 4.455 mil reais.

Deste modo, a grande expectativa entre os especialistas em concursos é a de que esta nova seleção não vai demorar muito para ser realizada, considerando que a maior parte do mesmo concurso já está pronta, em sua estrutura, e, ao longo deste mesmo processo que tramita, estão dando curso aos preparativos para a determinação de qual será a instituição que atuará como banca organizadora, a qual deverá ser confirmada em breve.

O histórico registrado no último concurso para cargos na Polícia Militar do estado do Tocantins apresenta o seguinte:

Neste caso, o concurso foi realizado no início do ano de 2018, no qual foram disponibilizados em torno de 1.040 postos efetivos, cujo critério de ocupação foi de 900 vagas para os candidatos do sexo masculino, 100 vagas para candidatos do sexo feminino, sendo 40 cargos na função de oficial, neste caso 36 vagas para concorrentes homens e quatro para as concorrentes mulheres.

Naquela ocasião, a função de banca organizadora ficou nas mãos do Instituto AOCP. Naquele mesmo processo de seleção houve o cancelamento, em abril, também, sendo posteriormente novamente oficializado no mês de setembro. No dia 24 do mês de setembro, os gestores da corporação confirmaram que o mesmo seguia firme, junto das devidas tratativas, abrangendo ações judiciais, no sentido de que se o problema se estendesse, as taxas pagas pelos candidatos pudessem ser restituídas aos mesmos.

Resumindo:

Este é o novo concurso para cargos na Polícia Militar do Estado do Tocantins, com meta de preenchimento de até 1.000 postos efetivos. Sua realização se dará nos próximos meses. O requisito básico é de certificado de ensino médio e o salário inicial está no valor de 4,4 mil reais.

Vale a pena conferir. Este é um dos concursos mais esperados deste ano, naquela região.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários