Novo Concurso da Receita Federal 2020 – Previsão de Edital





Seleção deve ofertar oportunidades para os cargos de Analista e Auditor.

Um novo pedido de concurso da Receita Federal está em análise no Ministério de Economia. Segundo o órgão, o novo processo seletivo coloca como destaque os cargos de auditor e analista para o ano de 2020. Confira mais detalhes agora.

Um dos concursos mais aguardados do ano é o da Receita Federal. Os processos seletivos da Receita sempre rendem bons cargos com remuneração de respeito e estabilidade. O que muitos indagam no momento é "quando sairá o edital para o ano de 2020?". Essa pergunta tentaremos responder agora.




Embora não haja uma data certa para a autorização do governo, a esperança está no fato do Ministério da Economia não demorar para ceder o certame. Por mais que o governo esteja em um momento de contenção de gastos, a Receita Federal é um órgão bastante influente na sociedade, pois ajuda com a adminstração de tributos, e por isso, precisa de servidores para suprir uma demanda como essa.

Sem pessoas para trabalhar na Receita, o aumento de casos de sonegação de impostos e até mesmo contrabando é eminente. Se o quadro de funcionários não aumentar, é quase certeza que o número de infrações como essa aumente. Para isso, é importante aumentar o número para cubrir uma parte, pelo menos, da defasagem de mais de 21.000 funcionários.


O pedido do concurso para a Receita Federal

A solicitação mais recente está sendo analisada pelo Ministério da Economia neste exato momento. O requerimento para um novo concurso da Receita busca preencher um total de 2.153 vagas no quadro de funcionários. Essas vagas estão divididas entre dois cargos, a serem o de analista tributário, que conta com 1.453 vagas, e o de auditor fiscal, que tem 700 vagas disponíveis no documento.

Os requisitos para a habilitação dos cargos não exige muito dos candidatos. Para o ofício de analista tributário, é necessário apenas um diploma de qualquer curso superior reconhecido pelo MEC. O salário desse cargo conta com R$ 11.181,24 líquidos, mais benefícios, como auxílio médico, alimentação, vale-transporte, etc.

Para o caso de auditor fiscal, o requisito é o mesmo. Uma formação de qualquer curso de graduação reconhecido pelo MEC. A graduação pode ser das áreas de exatas ou humanas, desde que seja um curso superior, o candidato é livre para concorrer. A remuneração desse cargo é um pouco maior, de R$ 20.123,53 e os benefícios comuns para funcionários públicos.

Para aqueles que estão interessados na vaga, é possível encontrar um material relativo às provas antigas da Receita nesse link. Nessa página é possível ter acesso a várias provas para os mais variados cargos, além de gabaritos para consultas e auto avaliações. Uma banca organizadora que costuma ser chamada para a organização dos processos é a ESAF. As provas contidas no link foram todas produzidas pelo órgão em questão.

Conheça um pouco mais da sobre a Receita Federal do Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão criado com um fim específico e único. É subordinado ao Ministério da Fazenda e tinha como trabalho principal exercer funções fundamentais para que o País consiga cumprir as suas metas propostas. O órgão é reponsável pela administração de tributo de competência da União, no que diz respeito aos previdenciários e alguns incidentes do comércio exterior, que abrangem mais um pouco das contribuições sociais do País.

A Receira Federal também é responsável por subsidiar o Poder Executivo Federal, no que diz respeito à criação da política da tributos do Brasil. Além disso, o órgão é responsável por previnir e combater fraudes como a sonegação fiscal, descaminho, contrabando, pirataria, tráfico de drogas e animais que se encontram em extinção, pirataria, e outros crimes relacionados ao comércio, nacional e internacional.

DAVI GABRIEL SOARES

Comentários