Novo Concurso do Depen 2020 – Previsão de Edital





Seleção deverá ofertar 309 vagas. Salários podem chegar a R$ 6 mil.

Novo concurso público está em curso, nesse início de 2020. O próximo certame contará com vagas remuneradas em até seis mil reais.

Deste modo, o ano novo chegou com notícias animadoras, por meio de publicação que revelou a sanção da portaria n° 675, a partir da edição extra do diário oficial, no dia 31 de dezembro de 2019, a qual anuncia oficialmente o novo processo de seleção para provimento de cargos no Depen, ou Departamento Penitenciário Nacional.




Esse processo que deu aval à realização do concurso é oriundo do Ministério da Economia, e corresponde a uma anterior solicitação que compreendida em torno de 309 postos efetivos, dos quais 294 vagas destinadas ao cargo na função de agente federal em execução penal, cuja exigência é de graduação em ensino médio e mais a posse de carteira de habilitação na modalidade "B".

A solicitação encaminha as demais 15 vagas para a função de especialista federal de assistência no setor de execução Penal, exigindo graduação em nível superior nível superior. A partir da autorização oficial do ministério, os gestores do órgão deverão trabalhar para estruturar todo este certame público, que deverá estar pronto nos próximos seis meses.


Após esse período máximo, o documento que compõem o edital de abertura do período de inscrições deverá ser publicado até o dia 30 do mês de junho de 2020. Entretanto, existe grande chance de a publicação se dar antes desse prazo.

Desde que o concurso foi autorizado, as etapas seguintes serão de estruturação, a formação da comissão responsável pela organização e o título da instituição que será contratada como banca responsável pelo itinerário dos testes e das provas objetivas.

As cidades onde serão lotados os cargos ainda não foram nem confirmados, nem previamente divulgados, será necessário aguardar por mais atualizações. Este é um dos concursos mais aguardados em 2019.

Sobre os cargos: para a função de Agente, como foi explicado acima, todo candidato deverá apresentar diploma de ensino médio e a carteira de habilitação a partir da modalidade “B”. O valor inicial da remuneração está em 6.030 reais, abrangendo a chamada gratificação sobre desempenho, além do auxílio-alimentação no valor de 458 reais. Depois de conquistar carreira, todos os servidores que se tornarem veteranos passam a ter salários no valor de 10.202 reais.

Com relação ao cargo na função de Especialista, as vagas estão reservadas para os futuros candidatos que possuam graduação em nível superior que exigem algumas áreas específicas. O salário inicial, neste caso, está no valor de 5.865 reais.

Mais detalhes sobre este próximo certame que proverá cargos no Depen:

Este processo de seleção faz parte de uma meta estabelecida e devidamente autorizada por meio dos gestores do Ministério da Economia, e que se refere a uma solicitação de abertura de mais 1.580 vagas destinadas a três cargos específicos, quais sejam: 1.440 postos na função de agente; 36 postos na função de técnico e mais 104 na função de especialista.

No caso de cargos na função de técnico federal para o apoio à execução penal, que não foi oficialmente contemplado na solicitação deste próximo certame do Depen, a exigência é de nível médio ou de médio e nível técnico, mantendo remuneração inicial no valor de 4.120 reais.

Desde o último mês de dezembro, o documento de edital continham alguns detalhes sobre as necessárias alterações em alguns dados e metas, criando mais expectativas sobre as oportunidades de vagas a serem preenchidas no quadro de servidores deste mesmo órgão.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários