Novo Concurso do MP-PA 2019 – Previsão do Edital





Edital do novo certame deverá ser divulgado em novembro de 2019.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Presidência da República, o próximo certame público a ter edital publicado será o do Ministério Público do Estado do Pará, destinado ao preenchimento de vagas no cargo de auxiliar em administração, cujo valor da remuneração inicial está em 2,3 mil reais.

Este é o novo concurso MP/PA, ou Ministério Público do Estado Pará. O documento de edital, e o início do período de inscrições, estão previstos para a primeira quinzena do mês de novembro. Esse dado foi devidamente confirmado, sendo noticiado desde a última sexta-feira, dia 25 deste mês de outubro, por meio do procurador-geral da justiça do Estado. O certame se destina ao preenchimento urgente de postos no órgão, dado que existe uma considerável quantidade de servidores em processo de aposentadoria compulsória.




Junto dessa situação, o próprio órgão teve um considerável crescimento em seus quadros administrativos. Entretanto, de início, serão preenchidos em torno de 15 postos efetivos para candidatos com nível médio, embora ainda esteja em prazo de validade a relação de aprovados no curso passado. Trata-se, aqui, da relação remanescente.

No total, o conjunto de vagas a serem preenchidas é de 165 postos, dos quais 15 se destinam ao imediato preenchimento, sendo que as demais 150 vagas se destinam à formação do cadastro reserva de pessoal, sendo esse o cargo na função de auxiliar em administração.


O certame ainda passa pela fase final de ajustes em sua estrutura, os quais estão sendo efetuados de modo a fechar contrato definitivo com a instituição que atuará como banca organizadora, sendo esta o Centro de Extensão, de Treinamento e de Aperfeiçoamento, ou Cetap.

Todas as pessoas interessadas em participar desse processo de seleção deverão apresentar, pelo menos, certificado de ensino médio. Esse é o requisito essencial. O valor da remuneração inicial está em 2.849 reais. O regime de trabalho compõe uma jornada de 30 horas por semana.

Conforme os dados contidos no documento de edital, o processo de licitação que determinou o critério de escolha da banca organizadora, estabelece que o prazo para cadastro de inscrições será definido em um período de 30 dias, no máximo, cujo preenchimento do formulário se dará de modo exclusivo somente por meio da internet, acessando o próprio site da banca organizadora.

Considerando os dados da última atualização na publicação, a comissão que vai reger este concurso público, para o provimento de cargos no Ministério Público do Estado do Pará, está sendo reorganizada de modo que alguns servidores estão sendo dispensados e outros estão ocupando os lugares vagos. Esses são os ajustes finais para que o concurso esteja pronto.

A estrutura de provas desse concurso consistirá no seguinte: inicia com um caderno de prova, tipo Múltipla Escolha, seguida da prova Discursiva (ou de Redação). As regiões de realização dos testes serão nas seguintes cidades:

No município de Abaetetuba; no município de Altamira; no município de Ananindeua; no município de Belém; no município de Breves; no município de Capanema; no município de Castanhal; no município de Itaituba; no município de Marabá; no município de Paragominas; no município de Parauapebas; no município de Redenção; no município de Soure; no município de Santarém e no município de Tucuruí.

Este mesmo processo de seleção será válido, como nos demais concursos, por prazo oficial de dois anos, com chance de prorrogação por um período equivalente, ou seja, de até mais dois anos.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários