Novo Concurso para Sargento da Aeronáutica 2020





Seleção terá 220 oportunidades. Inscrições irão até o dia 18 de março de 2020.

Novo certame público, de alta categoria, está oficialmente aberto nesse início de primeiro semestre de 2020.

Trata-se do órgão da Força Aérea Brasileira, FAB, cujo documento de edital abre, oficialmente, o certame que proverá cargos na Aeronáutica, em torno de 250 postos efetivos, para a admissão no Curso de Formação de Sargentos, ou CFS, a partir do segundo semestre de 2021.




O período de cadastro de inscrição inicia no próximo dia 17, deste mês de fevereiro.

Estão sendo disponibilizados postos para cinco funções distintas: na área de mecânica de aeronaves, com 47 vagas; na área de material bélico, com 11 vagas; na área de equipamento de voo, seis (6) vagas; na área de guarda e de segurança, com 28 vagas e na área de controle de tráfego aéreo, com 128 vagas.


Nos primeiro quatro setores, os postos se destinam aos profissionais do sexo masculino, ao passo que o quinto posto poderá ser ocupado por profissionais dos dois sexos.Todas as pessoas interessadas deverão estar idades entre 17 e 24 anos, completados até o dia 31 do mês de dezembro de 2021, além de certificado de ensino médio.

O período de inscrições se estenderá até o dia 18 do mês de março. O cadastro deverá ser efetuado por meio de preenchimento do formulário já disponível no site oficial do órgão: https://ingresso.eear.aer.mil.br/. O valor da taxa está estipulado em 60 reais.

Sobre as provas que compõe esse certame, seguem as informações:

Os testes estão agendados para o dia sete do mês de junho. O caderno de prova objetiva constituirá de um bloco contendo questões em múltipla escolha, versando sobre o seguinte conteúdo programático: em matéria de língua portuguesa; em matéria de língua inglesa; na disciplina de matemática e na de física.

Os postos serão lotados nos seguintes municípios:

Na cidade de Belém, Estado do Pará; na cidade de Recife, Estado de Pernambuco; na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte; na cidade de Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro; na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais; na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo; na cidade de São José dos Campos, Estado de São Paulo; na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul; na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul; na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul; na cidade de Curitiba, Estado do Paraná; na Capital Federal (Brasília); na cidade de Manaus, Estado do Amazonas; na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia e na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima.

As fases seguintes serão as seguintes: todos os candidatos serão submetidos à devida inspeção na saúde e passarão pelo exame de aptidão física e psicológica, entre os dias 11 e 28 do mês de agosto deste ano de 2020. A rigorosa avaliação que compreende o condicionamento físico, se dará entre os dias 20 e 23 do mês de outubro de 2020.

Assim que o estágio probatório for concluído:

Todos os candidatos selecionados e nomeados, em todas as etapas deste certame da Aeronáutica, estarão sendo conduzidos ao CSF a partir do dia 13 do mês de janeiro de 2021. Todo o processo de treinamento será ministrado na cidade de Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo, tendo duração oficial de dois anos, no máximo, dentro do padrão de regime internato.

Vale a pena conferir estas oportunidades. Se você se enquadra no perfil exigido cadastre-se e concorra.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários