Novo Concurso PM PR 2020 – Previsão





Certame deve ter edital com 2.400 vagas publicado em breve.

Novo concurso público, de alta categoria, está definitivamente autorizado pelo governo do estado do Paraná.

Essa notícia saiu no dia 4 do mês de setembro e constitui o anúncio de autorização do certame que proverá cargos no órgão da PM/PR, a Polícia Militar do Estado do Paraná. Entretanto, o mesmo ainda se encontra em tramitação, porém, não deve tardar em ter o edital definitivo publicado. Até o mês de dezembro deste ano de 2019 o documento deverá estar pronto.




De acordo com o que foi declarado por meio do governo do Estado, serão disponibilizados em torno de 2.400 postos efetivos para a função de soldado. Deste total de postos, cerca de 2.000 se destinam ao próprio quadro de servidores da Polícia Militar, sendo as demais 400 destinadas a cargos no Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.

A partir do ano de 2018, muitas sessões oficiais foram realizadas no sentido de se efetuar um processo seletivo nesse setor, devido à grande demanda. Naqueles dias, o processo não foi adiante, devido a uma série de problemas relacionados ao fim do mandato do anterior governador do Paraná. Este ano, já movido pelo novo governador, tudo está funcionando de modo mais efetivo e menos burocrático.


Assim, conforme o que está sendo organizado, nos preparativos deste novo concurso da Polícia Militar do Paraná, toda a estrutura deste processo de seleção levará em conta que cada candidato selecionado deverá estar consciente de que existe um prazo para ser nomeado e convocado, sendo que o certame terá validade de dois anos. Não há como saltar fases e sempre há um processo administrativo e burocrático até se chegar às contratações efetivas, levando em conta, também, a participação no Curso de Formação de Soldados.

Outro fator na espera pelas baixas que se dão ao longo do tempo, por meio de, sobretudo, aposentadorias compulsórias, ou as baixas na PM, as quais estão longe de serem totalmente supridas. Esse problema de ocupação de cargos e substituição de policiais é algo muito sério, dado que é preciso evitar a redução de efetivo, correndo o risco de aumentar a criminalidade.

Sobre a estrutura desse próximo concurso para cargos na PM/PR, cargo de soldado, seguem as informações:

Os requisitos básicos para se concorrer ao cargo na função de soldado, no setor de segurança pública, são os seguintes:

Portar certificado de ensino médio; estar entre as idades de 18 e 30 anos; apresentar boa e eficiente capacidade física; apresentar boa e equilibrada sanidade física; apresentar a necessária idoneidade moral; apresentar a devida quitação juntos ao serviço militar e ao serviço eleitoral e apresentar a CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, ao menos na categoria B.

O itinerário deste próximo concurso será o seguinte: serão efetuados os exames avaliando a aptidão intelectual; os necessários exames sobre a capacidade física; os exames aferindo a sanidade física; a necessária avaliação psicológica e a devida investigação da social de cada concorrente.

O histórico do anterior certame, para cargos no mesmo órgão e na mesma função, registra o seguinte: efetuado no ano de 2012, aquele documento de edital que provia cargos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, disponibilizou em torno de 4.445 postos efetivos para a função de soldado e os demais 819 postos estavam reservados para cargos no corpo de bombeiros militar.

O caderno de prova estava estruturado da seguinte maneira: 40 questões de múltipla escolha, versando em matéria de língua portuguesa; na disciplina de matemática; em matéria de história; em matéria de geografia; em matéria de informática; em matéria de Estatuto da Criança e do Adolescente e em conhecimentos atuais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários