Novo Concurso PM-PR 2020 – Previsão de Edital





Confira aqui mais detalhes sobre o concurso público da PM-PR 2020.

Novo certame público está em curso, nesse início de ano de 2020. Entretanto, o processo de seleção está em trâmite no governo.

Trata-se do novo documento de edital que promoverá, oficialmente, o concurso da PM/PR, ou do órgão da Polícia Militar do Paraná. Este certame tem por meta o preenchimento de postos na carreira de soldado.




Os gestores da corporação anunciaram já está firmado o contrato assinado com a instituição que atuará como banca organizadora, no caso, a Funpar, ou Fundação da Universidade Federal do Paraná. Portanto, este concurso está quase pronto para começar. Deste modo, a autorização definitiva se dará depois que os ajustes finais forem efetuados, entre a corporação da PM/PR e a empresa que organizará o evento.

Este novo documento de edital pretende disponibilizar em torno de 2.400 postos efetivos, entre os quais 2.000 destinados ao próprio quadro da Polícia Militar, ficando as demais 400 vagas para o órgão do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.


Observação importante: este novo concurso está sendo aguardado, e até cobrado, desde o ano passado, 2019, por meio de sessões entre deputados e o governador do Estado. Ao longo desse período foram sendo firmados os termos e, a partir do mês de outubro de 2019, o concurso foi autorizado.

Sobre os cargos, segue a relação dos requisitos abaixo, para que se esteja apto a concorrer no certame PM/PR, no caso, as exigências para se ocupar o cargo de soldado:

A – Estar de posse de certificado de conclusão de médio completo;

B – Estar em idade de18 a 30 anos;

C – Apresentar resistência e boa capacidade física;

D – Apresentar boa sanidade física;

E – Apresentar a necessária idoneidade moral;

F – Estar pleno em suas obrigações para com os serviços militares e os deveres eleitorais;

G – Portar a necessária carteira de habilitação nacional (CNH), no mínimo em categoria “B”.

Sobre o vencimento: trata-se de remuneração inicial que, atualmente, é a mesma paga para os servidores deste cargo, cujo valor será o mesmo para o próximo certame da Polícia Militar do Estado do Paraná, porém, o valor ainda não foi divulgado pelos gestores do órgão e pelos responsáveis pelo certame.

Este é um dos concursos público mais aguardados em todo o Estado, por se tratar de grande quantidade de vagas, de bons salários e carreira vitalícia. Vale a pena conferir esta oportunidade.

Sobre o histórico do anterior certame público para provimento de cargos na mesma função, na PM/PR:

Neste caso, o mesmo foi realizado no ano de 2012, consistindo no documento de edital do órgão da Polícia Militar e departamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, que naquela ocasião disponibilizou em torno de 4.445 postos efetivos para a função de soldado, além de mais 819 vagas destinadas ao cargo de bombeiro militar.

Sobre as provas:

Naquele concurso a prova objetiva consistiu em um caderno contendo 40 questões de tipo múltipla escolha, as quais versaram sobre o seguinte conteúdo programático: foram dez questões em matéria de língua portuguesa; sete questões em matéria de matemática; seis questões em matéria de história; seis questões em matéria de geografia; cinco questões em matéria de informática; três questões em matéria de estatuto da criança e do adolescente e três questões em matéria de atualidades.

Considerando este conteúdo, pouco extenso em sua carga, é fácil perceber que se trata de um concurso relativamente fácil. Portanto, todas as pessoas interessadas, e que se enquadrem no perfil cobrado, poderão começar a se preparar.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários