Novo Concurso Público do MP-PA 2019 – Previsão do Edital





Editar de abertura do certame deve ser divulgado esta semana.

Novo concurso público, de alta categoria, está próximo de sua definitiva publicação, com edital.

O documento de edital se refere ao concurso intitulado MP-PA, ou Ministério Público do Estado do Pará. De acordo com o que foi anunciado pela assessoria de imprensa do Estado, esse processo de seleção está muito próximo de ter o edital publicado. Essa informação foi confirmada, também, pela secretaria da procuradoria-geral de justiça daquela região.




Depois de solicitado, agora o certame foi aprovado, estando liberado para ser estruturado. De acordo com a autoridade a quem compete a autorização, esse processo de seleção pode ser aprovado antes do fim desse mês de novembro.

Entretanto, embora algumas fontes oficiais indiquem que a publicação do edital esteja prevista a próxima segunda, dia 18 deste mês de novembro, não há uma data certa, precisa, para a isso. Será necessário que todas as pessoas interessadas estejam atentas às próximas atualizações na internet, sobretudo por meio de nosso site.


Sobre a estrutura deste concurso público, seguem as informações:

Este processo de seleção tem por meta o preenchimento de 165 postos efetivos, dos quais 15 se destinam ao imediato preenchimento, permanecendo os demais 150 postos para a formação do cadastro reserva de pessoal. O cargo a ser disponibilizado é o de auxiliar em administração.

Embora este concurso esteja passando pela estruturação de suas bases, a instituição que atuará como banca organizadora já está determinada, sendo essa função da responsabilidade do Centro de Extensão, de Treinamento e de Aperfeiçoamento, ou Cetap.

O requisito básico é o seguinte:

Toda pessoa interessada em concorrer, deverá portar certificado de ensino médio completo. O valor da remuneração inicial está em 2.849 reais, dentro de uma jornada de trabalho que compõe 30 horas por semana.

Observação: o documento de edital indica processo de licitação no caso da determinação da banca organizadora, o mesmo estipula um prazo rigoroso para cadastro de inscrições, o qual deverá compreender um período de, no mínimo, 30 dias, cujo atendimento se dará somente por meio da internet, via acesso ao site oficial da banca organizadora.

Conforme o que está registrado na mesma publicação do Diário Oficial, a comissão responsável por gerir esse certame já está formada pelos servidores convocados.

Sobre a estrutura da prova, seguem as informações:

Este processo de seleção contará com a realização de cadernos de provas munidos de questões em Múltipla Escolha, além da Prova Discursiva (ou de Redação), ou seja, será realizada em uma única etapa.

As provas objetivas e discursivas serão ministradas nas seguintes cidades do Estado do Pará:

Na cidade de Abaetetuba; na cidade de Altamira; na cidade de Ananindeua; na cidade de Belém; na cidade de Breves; na cidade de Capanema; na cidade de Castanhal; na cidade de Itaituba; na cidade de Marabá; na cidade de Paragominas; na cidade de Parauapebas; na cidade de Redenção; na cidade de Soure; na cidade de Santarém e na cidade de Tucuruí.

Este é um dos concursos mais aguardados nesse ano de 2019. Todas as pessoas interessadas, e que preencham o perfil exigido, poderão cadastrar inscrição, sendo necessário aguardar por mais atualizações.

De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, este certame terá prazo de validade de dois anos, com chance de prorrogação por um período de até mais dois anos.

Sumarizando os dados essenciais:

Novo concurso público proverá cargos no Ministério Público do Estado do Pará. Serão disponibilizados postos para o cargo de auxiliar em administração, o qual conta com vencimento inicial no valor de 2,3 mil reais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários