Novo Concurso TJ SC 2019 – Banca Organizadora é Definida





Seleção deverá ofertar vagas de nível médio e superior.

Novo concurso público está próximo de ter seu edital definitivamente divulgado. Trata-se do certame que proverá cargos efetivos no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, o TJ/SC.

Entretanto, esse processo de seleção passa por tramitação, sendo que, recentemente, foi publicado, no diário oficial daquele Estado, na última quinta-feira, dia 26 deste mês de setembro, a firmação de contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, cuja incumbência está nas mãos da Fundação Carlos Chagas.




Deste modo, o próximo passo será a publicação definitiva do documento de edital desse certame. O que poderá ser efetuado nas próximas semanas.

Esse certame estará disponibilizando, por enquanto, dois postos para imediata ocupação. Será formado o cadastro reserva de pessoas em relação aos demais cargos existentes, abrindo oportunidades para pessoas que possuam formação acadêmica em nível médio e nível superior.


O valor inicial dos salários está 7.986 reais. Entretanto, ainda será necessário confirmar essa informação.

Para os futuros candidatos que possuam formação até o ensino médio, serão disponibilizados cargos na função de técnico judiciário auxiliar (cadastro reserva). Nessa categoria a remuneração pode atingir teto no valor de 5.335 reais, já acrescido do chamado salário-base, em 3.623 reais. Os benefícios são: direito ao auxílio-alimentação, no valor de 1.160 reais, e ao auxílio-creche, no valor de 500 reais, em relação aos servidores que são pais de crianças entre quatro meses e seis anos.

Para os futuros candidatos que possuam diploma de graduação superior, estão sendo disponibilizados postos efetivos na função de analista administrativo (cadastro reserva); na função de assistente social (cadastro reserva); na função de psicólogo (cadastro reserva); na função de analista de sistemas, com uma vaga e mais o cadastro reserva; na função de médico, uma vaga mais cadastro reserva. Em relação ao cargo de analista, o salário inicial está em 7.986 reais, já acrescido do valor de 1.160 reais, que consiste no auxílio-alimentação e mais 500 reais como auxílio-creche, em relação aos futuros servidores que são pais de crianças entre quatro meses e seis anos.

Observação: a disponibilização de vagas, nesse próximo certame, está bem abaixo do que é necessário, no quadro de servidores do órgão. O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, atualmente, apresenta 438 cadeiras vagas, das quais 148 no setor de analista judiciário; são 60 vagas no setor de auxiliar judiciário e as demais 136 nos demais departamentos. Ainda assim, o concurso realizado no ano de 2018 ainda está em seu prazo de validade, que é de dois anos.

O histórico do último concurso para os mesmos cargos, no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, registra o seguinte:

Realizado no ano de 2018, foram disponibilizadas, inicialmente, em torno de 26 postos efetivos, junto à formação do cadastro reserva de pessoas. Naquela ocasião a função de banca organizadora também ficou nas mãos da Fundação Getúlio Vargas.

Os candidatos que apresentaram certificado de ensino médio estavam concorrendo a 17 postos efetivos imediatos, junto da formação do cadastro reserva, em relação ao cargo na função de técnico judiciário auxiliar.

Quem apresentou certificado de graduação em nível superior concorreu aos seguintes cargos:

Na função de analista administrativo, para cadastro reserva; na função de analista jurídico, para cadastro reserva; na função de oficial de justiça e avaliador, cinco vagas e mais o cadastro reserva; na função de oficial da infância e da juventude, com uma vaga e mais o cadastro reserva; na função de arquiteto, com uma vaga; na função de engenheiro eletricista, com uma vaga; na função de engenheiro civil, com uma vaga e na função de enfermeiro, com uma vaga.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários