Previsão do Concurso DETRAN-RN 2020





Seleção deve ofertar vagas de nível médio e superior.

Quem mora no estado do Rio Grande do Norte e está à procura de um cargo estável, trabalhando para o Estado, já pode ficar atento à portaria publicada no dia 18 de fevereiro, no Diário Oficial do Rio Grande do Norte. Trata-se da Portaria 103/2020. Ainda não há informações sobre quais vagas estarão disponíveis, pois ainda não se tem a informação das necessidades do Departamento de Trânsito. De acordo com informações disponibilizadas pela sua assessoria de imprensa, o DETRAN tem até o mês de maio para analisar as suas necessidades de vagas. Somente depois dessa apuração poderemos esperar a publicação do edital do concurso público.

Necessidade urgente

No último mês de setembro os funcionários do DETRAN começaram uma greve com muitas reivindicações, dentre elas estava a reivindicação de contratação de mais funcionários. Outras reivindicações incluíam reajustes salariais.




Até agora o que se sabe é que o novo concurso do DETRAN do Rio Grande do Norte trará vagas para Assessor Técnico, que tem exigência de Nível Superior e para Assistente Técnico, com exigência de Ensino Médio.

O presidente da nova comissão é Milton Barreto e conta com membros como Mércia Pereira, Antônio Santos, Eduardo Lucena e Aline Costa.


Como foi o último concurso?

Agora em 2020 vai completar 10 anos que aconteceu o último concurso público do DETRAN do Rio Grande do Norte, que ocorreu no ano de 2010. Dá para ter uma ideia dos tipos de vagas que eles solicitam. Porém, vamos lembrar que 10 anos é muito tempo e muita coisa pode ter mudado. Na ocasião do concurso de 2010 houve 285 vagas abertas e os cargos exigiam Ensino Médio, Nível Técnico e Nível Superior. Nesse já longínquo ano, a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas. Nesse concurso de 2010 foram oferecidos muitos cargos diferentes, e entre eles estavam os cargos de Vistoriador, Eletricista, Programador, Analista de Suporte, Assessor Técnico e Assistente Técnico.

A prova de 2010 contou com o mesmo número de questões para todos os cargos. As questões da prova foram distribuídas da seguinte forma para todos os cargos:

  • 6 questões de conhecimentos gerais
  • 12 questões sobre legislação de trânsito
  • 24 questões técnicas
  • 6 questões de informática
  • 12 questões de Língua Portuguesa

A prova contava com um total de sessenta questões.

Um pouco sobre o DETRAN do Rio Grande do Norte

Quem está disposta a trabalhar em uma instituição tem que aprender um pouco sobre ela, sobre sua história. Então aqui vão algumas informações sobre o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte.

Já são 93 anos de história! O DETRAN do Rio Grande do Norte foi fundado através de um decreto, que foi chamado de Decreto Número 315 e foi promulgado no dia 3 de janeiro de 1927. Ele foi organizado pelo poder administrativo do Rio Grande do Norte, juntamente com o poder judiciário.

Foi há pouco mais de 60 anos que o departamento se transformou em uma inspetoria de trânsito, em 17 de dezembro de 1959. Já a Lei Número 2.495 o transformou em Departamento.

Alterações com o Código de Trânsito Brasileiro

Há 32 anos foi promulgada um novo código de trânsito brasileiro, que mudou algumas atribuições de responsabilidades, passando algumas antigas reponsabilidades do DETRAN, que é estadual, para as prefeituras das cidades. Já o próprio DETRAN, a nível estadual, é responsável pelos clássicos procedimentos de licenciamento e documentação de veículos, habilitação de condutores e é responsável pelo planejamento e operação de fiscalização de multas além de outras atividades pertinentes a essas áreas. Quem quiser participar do concurso que pode ser aberto em 2020 precisa ficar atendo às notícias referentes a ele. Boa sorte!

Por Bruno Rafael da Silva

Comentários