Previsão do Novo Concurso da Adasa DF 2020 – Edital





Contrato com a banca organizadora já foi assinado. Edital deve ser publicado nos próximos dias.

Segue em tramitação o próximo concurso a ser realizado na Capital Federal, e cujo documento de edital será publicado nesse primeiro semestre de 2020.

Trata-se do novo certame para provimento de cargos na Adasa/DF, ou o departamento da Agência Reguladora de Águas, de Energia e de Saneamento Básico do Distrito Federal (Brasília). De acordo com os gestores do órgão, a autorização está próxima de ser definitivamente efetivada. A previsão para a definitiva publicação do documento de edital é para, no máximo, até o dia nove (9) do mês de março. No último dia quatro (4) deste mês de fevereiro, foi devidamente publicada, no Diário Oficial da União, da efetiva assinatura que firma o contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, neste caso, o Instituto Americano de Desenvolvimento, ou Iades.




Todos esses trâmites são necessários, para que o processo seletivo esteja dentro da lei e não precisa ser cancelado posteriormente.

Sobre os cargos e as vagas, seguem as informações:

Este processo de seleção estará disponibilizando em torno de 75 cargos, dos quais 25 se destinam ao preenchimento imediato, ficando os demais 50 postos voltados à formação do cadastro reserva de pessoal. A distribuição das vagas se dará conforme o seguinte critério: 21 postos se destinam aos candidatos com certificado de ensino médio e os demais 54 para candidatos com graduação em nível superior.


Este certame público, pasmem, está sendo aguardado deste o ano de 2013, há sete anos, quando o governador era outro e fez sancionar a chamada Lei 5.427, que dispôs de mais 143 postos efetivos para o preenchimento de setores públicos que estão carentes de servidores.

Sobre os postos, seguem as informações:

Serão em torno de 21 postos efetivos para cargo na função de técnico em regulação dos serviços públicos, a qual exige apenas certificado de ensino médio; serão mais sete vagas para imediato preenchimento e mais 14 vagas para a formação de cadastro reserva de pessoas.

Dos 54 postos efetivos destinados ao cargo de regulador em serviços públicos, que exige graduação em nível superior, serão 18 vagas de imediato preenchimento e as demais 36 para o cadastro reserva de pessoas.

Sobre as provas deste certame público para a Adasa/DF, seguem as informações:

Este processo de seleção destinado ao preenchimento de cargos de técnicos e de reguladores consistirá na aplicação de cadernos de provas objetivas versando sobre o seguinte conteúdo programático: em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos; em seguida será ministrada a prova discursiva; depois a avaliação sobre os títulos (somente aos candidatos de nível superior) e a finaliza com a participação no curso de formação.

Ao longo deste curso de graduação todos os candidatos nomeados terão direito a 50% do valor da remuneração inicial, recebendo a outra metade com a efetivação definitiva.

Histórico do anterior concurso para a ADASA/DF pode ser acessado por meio do site especializado da JC Concursos, que dispõe das provas realizadas, assim como dos gabaritos, no sentido de despertar nos futuros candidatos uma noção mais ou menos exata sobre a estrutura dos testes. Vale a pena conferir.

Sumarizando as informações essenciais sobre este certame:

1 – Concurso para cargos na Agência Reguladora de águas, de Energia e de Saneamento do Distrito Federal (Brasília);

2 – Serão 25 postos imediatos;

3 – O valor da taxa de inscrição ainda não foi estipulado;

4 – Os cargos são para as seguintes funções: de Advogado; de Técnico e de Regulador;

5 – O setor a ser preenchido é o administrativo;

O grau de formação acadêmica exigido é de Ensino Médio e de Ensino Superior;

As remunerações variam entre os seguintes valores: de 3.650 a 8.400 reais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários