Previsão do Novo Concurso da PC-RJ 2020





Seleção pode ofertar cerca de 864 vagas.

Novo certame público está em fase de estruturação. Trata-se do próximo concurso do PC-RJ, ou órgão da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Deste modo, segue a etapa de avaliação sobre as variadas propostas para determinar qual será a instituição que trabalhará como banca organizadora. Está em curso o processo licitatório, que iniciou na última segunda-feira, dia 16 deste mês de dezembro. Essas licitações constituem dois processos distintos, sendo o primeiro destinado a cargo na função de delegado, ao passo que o segundo será destinado aos cargos na função de auxiliar em necropsia; de técnico policial; função de inspetor; de perito legista; de perito criminal e na função de investigador.




Oficialmente serão disponibilizados 864 postos efetivos, destinados a todas as classes de profissionais e nível escolar, ou seja, para o fundamental, o médio e o superior. As remunerações iniciais podem chegar ao valor de 18.157 reais.

Distribuição e cargos:

Aos futuros candidatos com ensino fundamental, esse certame da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro estará dispondo de 12 postos destinados a cargos na função de auxiliar de necropsia.


Aos futuros candidatos com certificado de ensino médio, esse processo de seleção disponibilizará 16 postos efetivos para cargos de técnico em necropsia. Para esta categoria, a partir do edital, serão incluídas mais 118 vagas na área de investigador.

Aos futuros candidatos que possuam diploma de graduação superior, este certame vai prover os demais cargos, sendo 597 postos na área de inspetor da polícia; sendo mais 54 na função de perito legista; serão 47 vagas para a função de delegado da polícia e as demais 20 destinadas ao cargo de perito criminal.

Com relação ao cargo de inspetor, o requisito é de graduação em qualquer área acadêmica profissional, ao passo que, para o cargo de delegado, todas as pessoas interessadas deverão apresentar diploma de graduação no ramo de direito. Para o cargo de perito na função de legista será necessário possuir graduação na área de medicina, de bioquímica, em odontologia ou em farmácia.

Os valores dos salários:

Para cargo na função de perito o valor inicial do vencimento está em 8.469 reais; para a função de delegado, o valor inicial do vencimento está em 18.157 reais, incluindo o benefício do auxílio-alimentação no valor de 264 reais; para o cargo de inspetor o salário está em 6.280 reais; na função de técnico em necropsia o valor do salário está em 5.277 reais e na função de auxiliar em necropsia o salário está em 4.506 reais; cargos na função de investigador têm salário de 5.000 reais.

A comissão organizadora desse certame, que proverá no setor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, está sendo presidida pelo próprio secretário daquela corporação, como também conta com um time de membros especiais, incluindo servidor que exerce função de subsecretário em gestão administrativa; o servidor que exerce função de subsecretário do planejamento e da integração operacional; o servidor que exerce a função de subsecretário da inteligência; o chefe do gabinete; responsável pela função de corregedor geral do departamento de polícia e o diretor-geral da academia estadual do polícia.

Este é um dos concursos mais aguardados este ano, embora o mesmo tenha previsão de publicação do edital somente a partir do próximo ano, 2020. Portanto, todas as pessoas interessadas em participar deverão manter-se atentas às próximas atualizações. Todos deverão apresentar os requisitos exigidos.

Cada cargo tem uma exigência específica, por essa razão, os futuros candidatos deverão estar bem informados na hora de optar por uma função.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários